Análises de Smart TVs de forma descomplicada!
Você já se perguntou por que os LEDs da TV queimam?
Apesar de ser algo inevitável, entender o que ocasiona esse problema e ficar por dentro de dicas práticas para evitar essa situação é de suma importância!
Hoje em dia, existem diferentes modelos de TVs no mercado, desde resoluções HD até 4K, sem falar nos designs curvados e das inovações abundantes!
Mas o que todas elas têm é comum, é o temido efeito burn-in.
A seguir, você vai descobrir tudo sobre esse defeito, desde por que os LEDs da TV queimam e como se prevenir, vem comigo!
Como você provavelmente já deve ter entendido, o efeito burn-in é o responsável pelo LED queimado na televisão.
Ele é um problema antigo que os aparelhos apresentam e que, mesmo com o avanço da tecnologia, ainda não foi completamente superado.
O burn-in consiste em trocar de canal, por exemplo, e continuar vendo “sombras” ou “fantasmas” do canal anterior, como uma espécie de delay na imagem.
Ele pode aparecer em qualquer momento, e ao contrário do defeito de retenção de imagem, o burn-in pode ser um problema definitivo!
A principal causa é quando deixamos a TV com uma imagem estática por muito tempo.
Quando isso ocorre, os pixels da imagem, que são os quadrinhos que compõem a tela da TV, vão deixando de funcionar aos poucos, comprometendo a qualidade de imagem da televisão.
Para prevenir o burn-in, você deve fazer justamente o que não é recomendado para a sua TV, ou seja, não deve deixar a tela do aparelho exibindo imagens estáticas por muito tempo.
Portanto, evite manter a TV em canais que tenham tela estática, como os clipes de música, ou até mesmo esquecer a TV ligada após o final de um filme ou vídeo.
No entanto, para o nosso alívio, hoje em dia é muito mais difícil as televisões apresentarem esse defeito na tela.
Para que o LED queime, é necessário que a imagem fique dias e dias com a tela estática, até possivelmente ocorrer o famoso burn-in.
Se por alguma infelicidade o LED da sua TV queimou, existe conserto!
Mas na maioria das vezes, o valor costuma ser entre 35 a 50% de uma TV nova do mesmo modelo.
Quando isso acontece, às vezes pode valer mais a pena investir em uma nova Smart TV, especialmente se a sua já era muito antiga.
Isso porque mesmo que você pague mais barato no conserto, a sua TV vai continuar sendo um modelo ultrapassado, e o pior: sem nenhuma garantia!
Desembolsar um pouco mais em um novo produto com mais tecnologias pode ser muito mais vantajoso, principalmente se levarmos em consideração a garantia do fabricante.
Se essa comparação fez sentido para você, vou deixar separado algumas das melhores TVs aqui embaixo, caso você queria dar uma olhada:
E pra ver a nossa seleção completa das melhores TVs do mercado, é só clicar aqui.
Uma TV de LED pode danificar por diversos motivos, mas as principais causas são:
Se você está buscando prevenir esse problema a todo custo, talvez seja interessante investir em modelos de tela em que esse defeito seja mais raro.
Hoje em dia existem diversos modelos, marcas e fabricantes de TVs que oferecem soluções alternativas para o burn-in.
Esse problema era mais comum em telas de tubo e plasma, nas televisões mais antigas.
Já nas telas de LCD e LED, que são muito utilizadas atualmente, o problema é bem difícil de ocorrer, embora ainda possa acontecer caso você extrapole no uso das imagens estáticas.
Confira só quais telas são melhores:
Considerando as Smarts TVs da atualidade, o maior perigo do burn-in está nos modelos que utilizam a tela OLED, isso mesmo, justamente nas TVs mais caras!
Isso porque, as telas de OLED são formadas por LEDs orgânicos, ou seja, LEDs que emitem a própria luz — o que possibilitou a criação das telas mais finas, tirando a necessidade do painel traseiro do produto.
Esse tipo de LED queima de forma irregular, o que pode criar manchas escuras na imagem das TVs em algum momento, atrapalhando completamente a sua experiência.
Já nos modelos QLED, o burn-in não é um problema, pois esse tipo de tela conta com a tecnologia de LEDs quânticos, tornando quase impossível que o produto apresente tal defeito.
Os fabricantes e marcas que vendem TVs QLED têm tanta confiança nos LEDs da tela que geralmente oferecem uma garantia de 10 anos contra esse problema, como é o caso da Samsung.
A garantia gerou até um certo atrito entre as principais marcas do mercado, após a LG insinuar que esse tipo de propaganda era enganosa.
Ou seja, com um modelo QLED da Samsung, você pode abusar das imagens estáticas o quanto quiser, e se por um acaso a sua TV apresentar esse defeito, poderá recorrer à garantia.
Veja só alguns modelos que contam com essa tecnologia:
Temos também uma seleção das melhores TVs QLED dentro do ReviewTV. Para checar, é só clicar aqui.
Aqui temos uma tecnologia com características parecidas com as TVs QLED, a NanoCell.
O lado bom é que, assim como as TVs garantidas da Samsung, ela também não apresenta risco de burn-in.
Os dois modelos são ideais para quem quer evitar o problema, portanto, se você busca por Smart TVs que não corram risco de burn-in, invista seu dinheiro em uma tela QLED ou NanoCell.
Como vimos, a melhor forma de lidar com o burn-in é preveni-lo, evitando imagens estáticas!
Com a prevenção correta, você vai prolongar a vida útil da sua tela por muito mais tempo e garantir a troca da sua TV apenas quando for necessário.
Afinal, esse é um dos produtos tecnológicos mais presentes na vida da maioria dos brasileiros, e ficar sem esse tipo de entretenimento em casa pode ser bem entediante, né?
Founder do Blog ReviewTV, entusiasta da tecnologia e do mundo tech geral. Com mais de 4 anos de conhecimento acumulado na área, fez do ReviewTV uma plataforma de transbordo de conhecimento.