Se você está pensando em comprar uma TV nova e se deparou com o sistema Roku em alguma das que você está considerando, essa é realmente uma excelente hora pra tirar as dúvidas sobre ele!
O Roku é muito utilizado em diversas TVs mundo a fora e pra falar a verdade é até bem famoso.
Porém, quando trazemos essa realidade para o Brasil, será que ele continua tão bem assim?
Fizemos uma verdadeira análise e investigação pra te trazer as melhores informações de forma resumida e na prática. Vem comigo!
Sim, o Roku TV é um ótimo sistema operacional.
Ele conta com um layout com design mais simples e personalizável com ícones maiores, tornando-o mais rápido e fácil de utilizar.
Apesar de ser pouco conhecido no Brasil, o sistema está presente em mais de 30% das Smart TVs dos Estados Unidos e Canadá.
Com o Roku você também consegue utilizar o controle direto no celular com conexão via Wifi, muito mais veloz do que o Bluetooth. Essa conexão também adiciona à TV mais funcionalidades, como comandos de voz.
Outra grande vantagem desse sistema em comparação aos outros do mercado é que ele é mais leve e não exige muito do processador da TV. Ou seja, as TVs com ele saem mais baratas e ainda assim são muito mais eficientes.
Além disso, por ser mais leve, ele é o mais recomendável para TVs de 32 polegadas que tem um processador mais simples e não aguentam tão bem os sistemas mais complexos do mercado.
Em outras palavras, se você quer um sistema completo, com acesso a todos os aplicativos Smart e que te permite desfrutar do melhor do entretenimento sem engasgos, o Roku TV é uma excelente escolha.
Quando comparamos o sistema com outros presentes no mercado, é possível observar que a diferença não é tanta.
Como o Roku é mais leve, o desempenho dele em TVs menores é superior em comparação ao webOS e Tizen.
Produto |
Sistema Operacional Roku TV |
Sistema Operacional Samsung Tizen |
Sistema Operacional LG WebOS |
Velocidade | Ótima | Ótima (em TVs robustas) | Ótima (em TVs robustas) |
Interface | Mais simples | Com muitas opções | Com muitas opções |
Atualizações | Sempre tem | Sempre tem | Sempre tem |
Ideal para | Qualquer TV | TVs acima de 50" | TVs acima de 50" |
E caso você queira ver uma opinião de fora, além de ver o sistema em funcionamento, o rapaz do canal VRL Tecnologia fez um vídeo excelente mostrando ele!
Dá só uma olhada:
O sistema operacional Roku TV é mais novo dentro do território brasileiro, porém é muito mais comum quando falamos de outros países a fora.
Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 35% das televisões Smart utilizam o sistema Roku TV.
A verdade é que a implementação do Roku foi uma virada de chave para várias marcas que não queriam criar os seus próprios sistemas operacionais, mas ainda assim entregando alta qualidade para os clientes.
Atualmente é possível encontrá-lo em algumas TVs das marcas TCL, AOC, Philips e algumas outras do mercado.
A grande vantagem do sistema Roku é a sua facilidade de uso, ideal para quem não tem afinidade nenhuma com tecnologia. E caso você seja um amante tecnológico, o sistema também será agradável.
Sua interface é muito simples e apresenta os principais aplicativos logo de cara em quadrados grandes, sem necessidade de precisar navegar muito no sistema para encontrá-los.
Há também a possibilidade de mudança de ordem dos aplicativos de maneira personalizada, onde você mesmo define qual app fica em qual posição.
A grande vantagem do sistema Roku está no seu desempenho e velocidade. Como o seu layout é mais simples e sem muitos brilhos, efeitos visuais ou funções extras, ele é muito veloz!
Essa velocidade é tão boa que, na hora de comprar uma TV de 32 polegadas, esse pode ser o melhor sistema que você possa encontrar em uma Smart TV no mercado.
Na grande maior parte dos modelos de entrada, o processador ainda não consegue suportar tão bem outros sistemas mais pesados, como WebOS da LG ou o Tizen da Samsung.
Com o Roku você garante velocidade e fluidez com praticamente qualquer modelo de televisão.
E mesmo que a opção seja de buscar uma TV mais robusta, de 43 polegadas ou 50 polegadas, o Roku ainda assim é excelente.
O controle Roku é bem simples também e conta com as funções básicas.
Pra quem gosta de poucos botões, é uma maravilha. Principalmente por ter disponível 4 botões principais que podem levar você direto para a Netflix, GooglePlay Videos, Deezer ou DAZN.
Em resumo, caso você tenha chego até aqui, o sistema operacional é para aqueles que não ficam fuçando em tudo na TV.
Mas sim para quem quer chegar em casa e apenas desfrutar de um filme, série ou algum outro entretenimento sem precisar navegar muito no sistema Smart.
Todas as funções contidas no Roku são completas e cumprem muito bem com o que se propõem a fazer!
A compatibilidade do sistema também é bem completa. Com ele você consegue utilizar o celular como controle da TV com conexão via Wifi, muito mais veloz do que o Bluetooth.
Também é possível instalar Apps na TV pelo celular ou por um notebook que esteja fazendo conexão com a TV.
Os comandos de voz não faltam por aqui, mas são recebidos via celular visto que o controle não tem essa função nativa. Outro ponto é que ele não consegue fazer funções mais complexas, mas sim controlar volume, trocar de canal e entrar em aplicativos.
O Roku TV é praticamente o único sistema para televisões de 32 polegadas que ainda recebe atualizações constantes, o que faz dele uma ótima escolha para TVs menores.
E claro, tudo isso se reflete nas televisões maiores também, trazendo cada mais vez mais funções e melhorias constantes para utilização no dia a dia.
» Veja também: TV Philips ou TCL? Veja qual a melhor marca!
» Veja também: As melhores TVs com tecnologia Mini LED
Douglas Melo, founder do Blog ReviewTV, entusiasta da tecnologia e do mundo tech geral. Com mais de 4 anos de conhecimento acumulado na área, fez do ReviewTV uma plataforma de transbordo de conhecimento.
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar aqui, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.