Chromecast ou Fire Stick TV: Qual a melhor TV Box?

Se você está pensando em comprar uma nova TV Box, com certeza já deve ter se deparado com dois grandes nomes no mercado: o Google Chromecast e o Amazon Firestick TV.

Ambas são excelentes opções e conseguem transformar qualquer televisão em uma plataforma inteligente e rica em recursos, inclusive com acesso a internet e vários aplicativos populares.

Mas afinal, como escolher entre eles?

A resposta é simples! Apesar de serem muito parecidos e compartilharem a mesma proposta, os dois aparelhos possuem diferenciais pontuais que fazem toda a diferença.

Por exemplo:

Enquanto o Chromecast tem acesso à Google Play Store, o Firestick TV se limita à Amazon Appstore. Ou seja, o Chromecast tem mais aplicativos disponíveis. Por outro lado, o Firestick TV possui integração nativa com a Alexa, enquanto o Chromecast utiliza o Google Assistente.

Para entender mais sobre essas diferenças e o que muda na prática, confira o resumo em detalhes a seguir.

Vem comigo!

Sumário (Navegue aqui)

Qual o melhor Chromecast ou Firestick TV?

Para escolher o Chromecast ou Firestick TV, pequenas nuances entram em questão, e na prática tudo depende de qual se adapta melhor ao seu estilo de vida e preferências.

Para começar, primeiro é preciso entender:

  • O Firestick TV é um dispositivo de streaming da Amazon que opera com o sistema Fire OS, uma adaptação do Android TV. Apesar dele não utilizar a Play Store, ele possui integração nativa com Alexa — O que é uma grande vantagem para a maioria das pessoas.
  • Já o Chromecast é o dispositivo streaming do Google que, em sua versão mais recente (Chromecast com Google TV), permite acesso à Google Play Store e possui uma integração completa com o ecossistema da Google.

Ou seja, só por esses diferenciais já é possível escolher entre um dispositivo ou outro, afinal, eles utilizam assistentes de voz diferentes.

Então se você possui outros dispositivos compatíveis com a Alexa, o Firestick TV se torna a escolha ideal.

Já se você utiliza mais o Google Assistente, o Chromecast se torna uma ótima opção.

E não se preocupe com a diferença dos sistemas operacionais, pois na prática ambos são rápidos e possuem acesso aos principais apps do mercado, incluindo:

  • Netflix,
  • YouTube,
  • Disney+,
  • Amazon Prime,
  • Google Play,
  • Apple TV
  • e muito mais!

Ou seja, qualquer uma das duas TV Box valem muito a pena!

Dica de ouro: Se você estiver procurando pelo melhor custo benefício, o Firestick TV lite se consagra como a melhor opção nesse comparativo, pois oferece os principais benefícios e custa R$50 a menos.

Firestick TV Lite
Firestick TV Lite
Melhor custo benefício
Firestick TV
Firestick TV
Versão completa, com infravermelho
Google Chromecast
Google Chromecast
Ecossistema Google

Qual a diferença entre Firestick e Chromecast?

Agora se você está procurando uma análise mais detalhada, a seguir você encontra as 5 principais diferenças entre esses dois dispositivos, confira.

1. Sistema Operacional:

A principal diferença entre os dois dongles se concentra no sistema operacional utilizado, que apesar de terem a mesma origem do Android, possuem lojas diferentes.

  • Chromecast com Google TV: O Google TV é uma evolução do Android TV. Ele não só permite que você acesse uma variedade de aplicativos, mas também oferece uma navegação fluida e autônoma, como a de uma TV inteligente tradicional.
  • Fire TV Stick: Opera no Fire OS, uma variação do Android customizada pela Amazon, proporcionando uma experiência focada no ecossistema da Amazon.

No dia a dia: Imagine que você queira navegar por diferentes categorias de programas, como documentários ou filmes de ação. Com o Google TV, a experiência é mais parecida com a de uma smart TV, enquanto o Fire OS possui uma abordagem ligeiramente diferente, destacando conteúdos da Amazon Prime.

2. Loja de Aplicativos:

Outra diferença extremamente importante entre os dois modelos, está na hora de baixar os aplicativos:

Enquanto o Chromecast oferece acesso à vasta imensidão de aplicativos da Google Play Store, o Fire TV Stick utiliza a Amazon Appstore, que, apesar de robusta, não tem todas as opções disponíveis na Play Store.

Mas na prática, ambas as lojas possuem acesso aos principais aplicativos de streaming do mercado.

3. Integração com Assistente Virtual:

Na hora de decidir qual o melhor, muitas vezes o assistente virtual é o principal critério de desempate:

O Chromecast utiliza o Google Assistant, que permite não só buscar conteúdos e abrir aplicativos, mas também controlar dispositivos inteligentes da casa, tudo através de comandos de voz.

E o mesmo acontece com o Firestick TV, mas por aqui você encontra a Alexa, que é bem mais comum de ser utilizado pelos brasileiros.

Ou seja, se você já tem outros dispositivos compatíveis com a Alexa, o Firestick TV leva a melhor por aqui.

4. Controle Remoto:

O controle remoto dos dois dongles são praticamente idênticos, mas possuem algumas funcionalidades diferentes.

Se você comparar o controle Firestick TV (versão Full HD) com o Chromecast, o Firestick possui funcionalidades adicionais, como a opção de controlar o volume da TV, botão de liga e desliga, e mais teclas de atalho rápido.

Ou seja, ele também leva a melhor nessa.

5. Interface e Usabilidade:

Por fim, também existe uma leve diferença na interface das duas TV Box:

Enquanto o Chromecast organiza o conteúdo de diferentes aplicativos em uma única tela, proporcionando uma visão mais ampla, o Fire TV Stick prioriza o conteúdo exclusivo da Amazon, embora também liste outros destaques.

Conclusão

Considerando essas diferenças, sua escolha entre o Chromecast com Google TV e o Fire TV Stick deve se basear em suas preferências pessoais e no ecossistema com o qual você mais se identifica.

Ambos têm pontos fortes e são excelentes opções para transformar sua TV em Smart.

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar aqui, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.