q Como saber se a TV queimou? Descubra aqui! – ReviewTV

Como saber se a TV queimou? Descubra aqui!

Depois de chiados estranhos, perda de cor ou desligamentos repentinos, sua TV parou de funcionar? E agora, como saber se a sua TV queimou?

Antes de tudo, é muito importante ter calma nessa hora!

Se você notou algum comportamento estranho ou fora do normal, pode ser tanto uma situação simples, até indícios de problemas mais graves.

De qualquer modo, não se preocupe! A seguir vamos te mostrar o passo a passo completo para você verificar se a sua TV está queimada ou não, confira!

Sumário (Navegue aqui)

Como saber se a TV queimou? Sinais de que a sua televisão vai pifar ou já pifou!

As TVs de hoje em dia, embora muito modernas, não estão livres dos velhos problemas. Assim como qualquer outro aparelho eletrônico, elas possuem uma vida útil.

Se você se está desconfiando que a sua TV possa estar com algum problema, confira abaixo algumas dicas práticas que você mesmo pode analisar:

1. Verifique o controle remoto

A sua TV é daquelas que possuem um botão “power”, mas todas as outras funções estão no controle remoto? Pois saiba que, se ele estiver com defeito ou com as pilhas enfraquecidas, a sua televisão não vai funcionar!

Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é se perguntar: há quanto tempo você não troca as pilhas? Seu controle caiu no chão? 

De acordo com as respostas, você consegue ter um diagnóstico mais preciso se o problema está ou não no controle da TV.

Isso é muito importante de verificar, pois se ele não estiver funcionando, passará a impressão de que a TV queimou.

2. Preste atenção nos cabos e tomadas para saber se a TV queimou

Para saber se a TV queimou, verifique se os cabos estão bem conectados, com fios encapados ou se a fonte não está com problema.

Uma boa dica é ligar a televisão em outra tomada ou usar outro cabo.

Caso tenha mais de um televisor, use o mesmo cabo para testar o funcionamento.

Além disso, a poeira acumulada também não deixa a TV ligar, por isso mantenha os cabos e as entradas e conexões sempre limpas e bem encaixadas.

3. Teste o display da TV

Quando sua TV liga, mas a tela permanece escura, é um sinal de que algo pode estar errado com o display ou com a reprodução de imagens.

Uma maneira eficaz de verificar isso é aumentar o volume da TV e prestar atenção no som.

Se você conseguir ouvir o som, é sinal de que a sua TV está com o display queimado ou com algum outro problema na reprodução de imagens.

O que fazer se a TV queimou?

Se você constatar que sua TV realmente está queimada, a melhor solução é levar para a assistência técnica, só assim será possível avaliar os danos e recorrer a solução adequada.

Vale lembrar que, em muitos casos, investir em uma nova televisão pode ser mais vantajoso, especialmente se a sua TV danificada é um modelo antigo.

Se este for o seu caso, aqui está algumas das melhores TVs atualmente:

Philips Google TV
Philips Google TV 50" 4K
Mais vendida custo-benefício
Smart TV LED
Smart TV LED 65" 4K UHD
Melhor qualidade com preço acessível
Smart TV LED
Smart TV LED 32" HD
A mais barata

Quanto custa o conserto de uma TV queimada?

O preço para consertar uma TV queimada pode variar conforme a gravidade do defeito e o modelo da televisão. De modo geral, os valores de reparo costumam ficar entre 30% a 70% do valor de uma TV nova.

Em algumas situações pode até valer a pena. Mas é importante ponderar pois muitas vezes os valores do conserto são muito altos, sendo mais vantajoso investir em uma nova TV com garantia de fábrica.

O que danifica as TVs?

Alguns hábitos podem ser fatais para as televisões a curto e a longo prazo.

Veja o que você deve evitar para aumentar a vida útil da sua TV:

  • Exposição direta a luz do sol;
  • Limpar a TV enquanto o aparelho está ligado;
  • Usar produtos químicos ou borrifar água para limpeza;
  • Conectar em redes Wi-Fi desconhecidas;
  • Deixar de atualizar sua TV, caso ela seja uma Smart;
  • Alterar as configurações de fábrica, abusando do brilho, por exemplo.

Nem todo problema em aparelhos eletrônicos pode ser evitado, mas alguns cuidados são essenciais para manter sua TV em bom funcionamento.

Caso a sua TV realmente tenha queimado e você queira investir um pouco a mais, dê preferência as OLED que possuem a melhor qualidade de imagem do mercado.

Sinais que indicam que a TV está prestes a queimar

Não importa o tipo de sua TV (plasma, LCD, LED ou tubo) nem se é smart ou se usa um aparelho de TV Box, porque todas elas vão pifar algum dia e será necessário levar a uma assistência técnica.

Por isso, é importante conhecer alguns sinais que antecedem os problemas mais graves, a fim de evitar danos maiores ou até mesmo prevenir o defeito, se possível.

Veja só:

  • Chiados: Quem tem ou já teve televisões de tubo sabe bem o que significa aqueles chiados, não é? Esses são sinais de que o seu televisor vai queimar, mais ainda se após um forte chiado ela desligar do nada.
  • Desliga sozinha: Falando em TVs que desligam sozinhas, a TV queimou quando ela vem sofrendo desligamentos de forma intermitente se isso ocorrer já pode saber! Isso é um claro aviso de que o aparelho está de partida.
  • Falta de sincronia: A falta de sincronismo é aquela velha rolagem de tela na horizontal ou vertical. Algumas pessoas costumam dar um tapinha na televisão para a tela parar de “rodar”. Mas, não é uma prática eficiente, até porque esse é um dos melhores sinais para saber se sua TV queimou.
  • Imagem desfocada: Caso a sua televisão esteja exibindo manchas, linhas ou distorções na tela, pode ser o início de problemas no painel de LED ou nas placas de vídeo.

TV não liga, como saber se ela queimou?

Assim como vimos, existem muitas dicas práticas que você mesmo pode realizar para verificar se a sua TV realmente está queimada ou não.

A grande vantagem é que na maioria dos casos, os problemas são causados por simples mau contato dos cabos ou configurações equivocadas na própria televisão.

De qualquer maneira, se você constatou que a sua TV está queimada, investir em um modelo mais atual pode ser uma excelente alternativa, as TVs 4K são ótimas opções.

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

Founder do Blog ReviewTV, entusiasta da tecnologia e do mundo tech geral. Com mais de 4 anos de conhecimento acumulado na área, fez do ReviewTV uma plataforma de transbordo de conhecimento.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar aqui, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.