A higienização dos aparelhos eletrônicos é essencial para manter sua qualidade. Limpar tela de TV é algo relativamente simples, mas que exige certos cuidados e delicadezas.

Veja agora a melhor maneira de realizar a limpeza do seu televisor.

A importância de limpar a tela de TV

É essencial limpar a tela de sua TV para garantir sua durabilidade, evitando que o pó se acumule no seu interior e acabe por danificá-la.

A gordura que gruda na superfície do display também pode acabar danificando o aparelho, além de diminuir a qualidade da imagem e atrapalhar na hora de assistir qualquer conteúdo.

Principais recomendações para limpar a tela de sua TV

Como limpar tela de TV?

Utilizar um pano macio

Conforme os dias passam, o pó se acumula nas telas de LED, assim como as impressões digitais, marcas de gorduras, entre outros tipos de manchas que diminuem a visibilidade do aparelho.

Antes de mais nada, é necessário retirar a TV da tomada para começar a limpar a tela. Após isto, se equipe de um bom pano macio, de preferência um pano de microfibra, para passar na superfície da tela.

Mas cuidado: não é recomendado papel higiênico ou papel toalha na hora de limpar a tela de sua TV, usar sempre flanela é a melhor maneira de evitar riscos.

Produtos de limpeza

Não é recomendado utilizar nenhum produto químico para limpar a tela de sua TV, como álcool etílico, limpa-vidros, desinfetantes, etc.

O ideal é usar apenas água na limpeza, tanto da tela, quanto da estrutura do televisor, para evitar manchas na superfície do display.

Ainda é possível se utilizar de algumas soluções, como vinagre com água ou detergente com água, mas com uma boa diluição e apenas umedecendo o pano com a mistura.

Por que usar água destilada na hora de limpar a tela de sua TV?

A água destilada é a água em um grau elevado de pureza, após um processo químico que retira outras substâncias, como os sais minerais presentes no líquido.

Então, ao passar o pano na tela da TV, essa água consegue evitar ainda mais as manchas no display, uma ótima dica para preservar ainda mais o seu eletrodoméstico.

Também pode ser chamada por água desmineralizada em algumas lojas.

Mãos à obra

Agora que você já sabe as principais recomendações, pegue 2 panos de microfibra, um pouco de água (normal ou destilada) e comece já a limpar a tela de sua TV!

Molhe levemente um dos panos e passe por toda a tela. Após isso, basta utilizar o pano seco para retirar o excesso e secar, fazendo sempre movimentos circulares, para limpar impressões digitais, poeira e qualquer outro tipo de sujeira.

Lembrando que não precisa usar força para limpar a tela de sua TV, pois isso pode ocasionar prejuízos no produto e danificá-lo.

Uma dica poderosa

Pode acontecer de uma sujeira ou mancha persistir na tela da sua TV na hora de limpar, mas existe uma solução simples para isso: o vinagre branco.

Basta misturar meio litro de água com três colheres de vinagre. Mexa bem, umedeça uma flanela com a solução feita e passe na tela do aparelho, fazendo sempre movimentos circulares.

Outros métodos para limpar a tela da TV

Como limpar tela de TV?

Existem ainda outros meios para limpar a tela de sua TV, que podem ser até mais práticos, mas todos requerem a mesma atenção para não danificar o aparelho.

Para retirar a poeira da tela de TV, é possível utilizar um espanador com cerdas macias, que ajuda a retirar o excesso e é mais rápido que a flanela.

Além disso, utilizar um pincel de cerdas macias também é muito efetivo para a gordura. Basta molhar um pouco o pincel na água destilada e passar nas manchas que estão mais incrustadas, não precisa de força.

O aspirador de pó também é um grande aliado para retirar o excesso de poeira. Uma vez que tenha a sua ponta fina disponível, é possível utilizá-la para sugar o pó da superfície do display.

Limpando o controle remoto

O controle, com certeza, é a parte da TV com mais impressões digitais, gorduras e sujeira, já que é bastante manuseado pelas pessoas da casa e as crianças costumam sujá-lo muito. Para limpá-lo, primeiro remova as pilhas a fim de evitar qualquer dano.

Pode-se utilizar um pano macio com álcool etílico e água para limpar a estrutura. Deixando o pano apenas úmido, passe por todo o controle para remover as sujeiras. Perto dos botões, vale usar um cotonete ou pincel para alcançar melhor e retirar a sujeira que se aloja ali.

Por fim, basta usar o pano seco para finalizar a limpeza.

Lembre-se de limpar o corpo do televisor

Para realizar uma limpeza mais completa, é importante limpar não só a tela de sua TV, mas o corpo do aparelho também.

Passando um pano na estrutura, retirando o excesso, bem como nos cabos, usando panos umedecidos e secos, alternadamente, você consegue realizar um bom trabalho. Um limpador multiuso pode ser utilizado para auxiliar na tarefa.

O aspirador de pó também pode ser usado para retirar a poeira, utilizando a cabeça mais fina e passando por todo o corpo da estrutura. Na parte de trás do televisor, podem existir espaços pequenos. Nesse caso, é essencial passar um cotonete para limpar. Por último, as entradas HDMI e USB também devem ser limpas com um cotonete.

Outros aparelhos

Todas essas dicas e recomendações servem para limpar a tela de TV LED, LCD, OLED, etc. Então, são boas para limpar telas de notebooks, monitores e GPS’s de carros, por exemplo.

Por isso, aplique essas recomendações da melhor maneira para evitar manchas e limpar de maneira efetiva as superfícies.

Vale ressaltar a importância de se utilizar, quando possível, água destilada (água desmineralizada) para sempre evitar as manchas na tela, decorrentes dos componentes da água mineral.

As diferentes telas

Cada marca de TV adota tecnologias únicas para seus televisores. Para saber mais sobre as principais marcas, clique aqui.

Essas peculiaridades alteram a maneira de limpar a tela de TV em pequenos detalhes.

Por exemplo, para telas mais refinadas, como a OLED da Samsung, se recomenda ainda mais o uso de água destilada, e de panos de microfibra, para evitar riscos e manchas que comprometam a qualidade.

Mas, no geral, o importante é ter bastante atenção na hora de realizar a limpeza, não usar força e nem produtos químicos pesados, além de fazer isto com frequência.

Considerações finais

A limpeza é algo essencial em todos os âmbitos da casa. Com os eletrodomésticos e as televisões, não é diferente.

Por isso, se atenha às dicas e recomendações desse texto e mantenha sua TV zelada, funcionando por mais tempo e até mesmo mais bonita, com uma imagem melhor de se assistir, realizando sempre a manutenção do dispositivo.

Que as dicas desse texto sejam úteis para você e que lhe ajudem a ter uma experiência melhor ao limpar a tela de sua TV, evitando prejuízos e outros problemas.

E falando em evitar prejuízo, conheça também as TVs com o melhor custo-benefício do mercado, para ter um ótimo produto por um bom preço. Basta clicar aqui.

Até a próxima!