Depois de chiados estranhos, perda de cor ou desligamentos do nada, sua TV parou de funcionar. E agora, como saber se a sua TV queimou?

As TVs de hoje, embora modernas, não escapam de velhos problemas da televisão de tubo. Elas continuam tendo sua vida útil reduzida com o mau uso e oscilações na rede elétrica.

Inclusive, as oscilações elétricas causadas por chuvas, por exemplo, são as que mais pifam televisores, segundo o professor de engenharia de computação no Instituto Mauá de Tecnologia, João Carlos Fernandes.

Mas, ainda que você cuide de sua TV, ela tem uma vida útil curta e vai apresentar algum sinal de que está prestes a queimar. Por isso, saiba identificar esses sinais de defeito para saber se a sua TV queimou.

Como saber se a TV queimou? Sinais de que a sua televisão vai pifar ou já pifou!

Como saber se sua TV queimou?

Não importa o tipo de sua TV (plasma, LCD, LED ou tubo) nem se é smart ou se usa um aparelho de TV Box, porque todas elas vão pifar algum dia e precisar de assistência.

Como qualquer aparelho eletrônico, as TVs têm uma vida útil de no máximo 10 anos, ou até quando a assistência não der mais conta.

Veja abaixo os indícios que vão te ajudar a saber que a sua TV não liga mais porque queimou:

Chiados

Quem tem ou já teve televisões de tubo sabe bem o que significa aqueles chiados, não é?

Esses são sinais de que o seu televisor vai queimar, mais ainda se após um forte chiado ela desligar do nada.

Desliga sozinha

Falando em TVs que desligam sozinhas, a TV queimou quando ela vem sofrendo desligamentos de forma intermitente se isso ocorrer já pode saber! Isso é um claro aviso de que o aparelho está de partida.

Imagem desfocada

Para quem tem Smart TV é comum associar a má qualidade da reprodução da imagem com falhas na internet. Na verdade, é um ponto a se observar antes de saber se a TV queimou.

Por outro lado, o desfoque da imagem pode ser um problema na placa de LED, que vai enfraquecendo, até sumir de vez.

Falando nisso, nós fizemos um review e indicamos qual a melhor TV Smart 4K para você comprar!

Falta de sincronia

Muito comum nas televisões de tubo, a falta de sincronismo é aquela velha rolagem de tela na horizontal ou vertical.

Inclusive, as pessoas tinham o costume de socar a televisão para a tela parar de “rodar”. Não era uma prática eficiente, até porque a falha na sincronia é um dos sinais para saber se sua TV queimou.

Perda de cor

A sua televisão a cores está voltando à era do preto e branco?

Bom, isso era comum em TVs de tubo, mas caso você tenha percebido que a imagem da sua TV moderna está perdendo a cor até não ligar mais, isso é um bom indicativo para saber que a sua TV queimou.

Bolinhas brancas

Bastante comum em telas de LCD, as bolinhas brancas nada mais são que um problema mecânico relacionado ao backlight ou ao frontlight.

Eles têm a função de formar a imagem da televisão, sendo que o backlight é a parte de trás, e o frontlight, a parte frontal.

As bolinhas apareceram e logo a sua TV parou de ligar? Então é provável que ela queimou.

TV não liga, como saber se ela queimou?

Vimos que quando a TV não liga, ela pode ter queimado por “n” fatores, mas existem outras razões para isso acontecer.

Então, antes de achar que a TV queimou, siga as nossas dicas para saber qual a situação real de seu aparelho.

1. Verifique o controle remoto

A sua TV é daquelas que possuem um botão “power”, mas todas as outras funções estão no controle remoto? Pois saiba que se ele estiver com defeito ou com pilhas enfraquecidas, o televisor não vai funcionar.

Isso porque muitas TVs de hoje funcionam exclusivamente com o controle remoto, sendo impossível usar o botão “power” do aparelho quando o controle não funciona.

2. Preste atenção nos cabos e tomadas para saber se a TV queimou

Para saber se a TV queimou, verifique se os cabos estão bem conectados, com fios encapados ou se a fonte não está com problema.

Uma boa dica é ligar a televisão em outra tomada ou usar outro cabo. Caso tenha mais de um televisor, use o mesmo cabo para testar o funcionamento.

Além disso, a poeira acumulada também não deixa a TV ligar. Mantenha os cabos e as entradas/conexões sempre limpas.

3. Teste o display da TV

Uma coisa que acontece tanto nas TVs quanto em monitores de computador é o aparelho ligar, mas a tela continua escura. Você acha que pode ser apenas defeito na tela porque há sinais de energia?

Se sim, aumente o volume. Se você conseguir ouvir o som, é sinal de que a sua TV está com o display queimado ou com outro problema na reprodução de imagens.

Pensa em comprar uma TV que serve como monitor? A gente separou uma lista para você conhecer a melhor TV Monitor do mercado, confira!

O que danifica as TVs?

Como saber se a TV queimou?

Alguns hábitos podem ser fatais para as televisões a curto e a longo prazo. Veja o que evitar para aumentar a vida útil dos aparelhos:

  • Expor a tela à luz do sol;
  • Limpar enquanto o aparelho estiver ligado;
  • Usar produtos químicos ou borrifar água para limpeza;
  • Conectar a redes Wi-Fi desconhecidas;
  • Não atualizar sua TV, caso ela seja uma Smart;
  • Alterar as configurações de fábrica, abusando do brilho, por exemplo.

Nem todo problema em aparelhos eletrônicos pode ser evitado, mas alguns cuidados são essenciais para manter a TV em bom funcionamento.

Fique atento para saber se sua TV queimou!

Televisores, independente da marca (Samsung, LG, Sony, etc), vão dar defeito algum dia, isso é com qualquer aparelho eletrônico.

Mas o mau uso, o acúmulo de poeira, e até a luz do sol sobre a tela, pode estragar o produto mais cedo e queimar a televisão.

E como já vimos neste artigo, um problema externo ou interno pode ser a causa primária de todos os problemas que levam seu aparelho para as assistências.

Então, se a sua televisão parou de ligar sem que os problemas relatados neste post tivessem acontecido, verifique os cabos, a tomada, o controle e o display.

Mas se você ouviu os chiados, viu as bolinhas brancas ou percebeu falta de cor da imagem, então pode saber que é bem provável que a sua TV queimou.