Atualmente, a resolução 4K é a mais desejada pelos consumidores. Essa tecnologia promete uma qualidade de imagem superior em qualquer tamanho de tela, desde smart TVs até os smartphones mais modernos.

Mas o que é resolução 4K? Será que vale a pena investir em um equipamento com 8 milhões de pixels?

Confira a resposta a seguir no artigo completo que preparamos hoje!

O que é resolução 4K?

Resolução 4k

Resolução 4K é termo que se refere a dispositivos que possuem 3.840 pixels na horizontal, e 2.160 na vertical, totalizando 8.294.400 pixels na tela.

Isso significa que em um dispositivo 4K existem quatro pixels no lugar de um.

Em média, as imagens gravadas na resolução 4K tem quatro vezes mais qualidade do que o Full HD e nove vezes mais do que o HD.

Por isso, as imagens 4K são mais nítidas, brilhantes, e com maior variedade de cores. Isso acontece porque quanto mais pixels existem em uma tela, menores eles serão. Assim, a imagem é reproduzida com mais detalhes.

Qual é a diferença entre resolução 4K e Ultra HD?

Na prática, a resolução Ultra HD (Ultra High Definition) e a resolução 4K são iguais.

A diferença nos nomes existe porque originalmente a tecnologia 4K foi criada para as telas de cinema e adaptada para os demais dispositivos. Apesar da diferença do nome, a qualidade de imagem é a mesma (3840 x 2160).

Via de regra, as telas dos cinemas possuem proporção 19:1. Por outro lado, os televisores e dispositivos móveis geralmente têm proporção 16:9. Por isso, foi necessário adaptar a resolução 4K para esse formato de tela. Assim surgiu a resolução Ultra HD.

Para alguns, a diferença dos nomes também é um apelo comercial. No Sistema Internacional de Unidades, a letra K é usada para representar o número mil. Então, como a resolução horizontal é próxima de quatro mil (3.840), utiliza-se o termo 4K para transmitir aos consumidores uma sensação de grandiosidade.

Qual é a diferença entre resolução HD, Full HD e 4K?

Atualmente, as resoluções mais comuns no mercado são HD, Full HD e 4K. Confira a seguir as principais diferenças entre as tecnologias.

HD

A resolução HD possui 1280 x 720 (921.600) pixels, em formato 16:9. No geral, a qualidade da imagem HD é satisfatória.

Assim que foi lançada, a resolução HD (ou high definition) se tornou referência no mercado. Atualmente, essa resolução ainda é encontrada em produtos mais baratos, como algumas televisões, tablets e smartphones.

Full HD

A resolução Full HD possui o dobro de pixels do que o HD, ou seja, 1920 x 1080. Por isso, ela proporciona maior nitidez e qualidade de imagem.

Assim como as demais tecnologias, o Full HD geralmente é usado em telas 16:9. Os aparelhos que contam com essa resolução são um pouco mais sofisticados, como alguns smartphones, monitores e TVs.

Resolução 4K

Como vimos, a resolução 4K, ou Ultra HD, possui 3840 x 2160 (mais de 8 milhões) de pixels. Ela é bastante usada em telas grandes e equipamentos modernos e sofisticados, como smart TV.

O diferencial da resolução 4K é que quanto maior a tela, mais detalhes ela proporciona ao usuário, tudo isso sem perder a alta definição.

Outras resoluções

Além das resoluções HD, Full HD e 4K, existem outras tecnologias menos conhecidas. São elas:

  • nHD: 640 x 360 pixels;
  • qHD: 960 x 540 pixels;
  • QHD (WQHD): 2560 x 1440 pixels;
  • HD+:1520 x 720 pixels;
  • Full HD+: 2220 x 1080 pixels;
  • 2K: 2048 x 1080 pixels;
  • DCI 2K: 2048 x 858 ou 1998 x 1080 pixels;
  • DCI 4K: 4096 x 2160, 4096 x 1716 ou 3996 x 2160 pixels;
  • 5K: 5120 x 2880 pixels;
  • 8K: 7680 x 4320 pixels.

Clique aqui e leia também sobre as “5 Melhores TVs até R$ 4000: Principais Modelos do Mercado”.

Qualidade de imagem de uma resolução 4K: quais as vantagens e desvantagens de uma TV 4K?

Sem dúvida, a resolução 4K oferece uma qualidade de imagem superior. Contudo, o preço de equipamentos com esse tipo de tecnologia é elevado. Então, será que realmente vale o investimento?

Confira as vantagens e desvantagens das televisões 4K.

Vantagens

Não é segredo para ninguém que as TVs 4K tem uma imagem mais nítida do que as com resolução HD e Full HD.

Por isso, as imagens são transmitidas com mais detalhes. Contudo, essa tecnologia também não permite que os usuários enxerguem os pixels, mesmo quando estão bem perto da tela, algo que geralmente acontece em outras resoluções.

Outra vantagem da resolução 4K é que ela possui quatro vezes mais pixels do que uma TV Full HD.

Dessa forma, a qualidade das imagens reproduzidas é maior mesmo em telas do mesmo tamanho, pois a densidade de pixels é maior. Porém,  a diferença é mais perceptível em telas maiores.

Desvantagens

Sem dúvida, a principal desvantagem do 4K é que a imagem precisa ser gravada em Ultra HD para ser transmitida com essa definição.

Então, apesar de haver vários equipamentos com tecnologia 4K, a quantidade de conteúdos produzidos nesse formato ainda é pequena.

Da mesma forma, transmissões em 4K são mais pesadas e exigem uma conexão de internet rápida, algo que ainda não está disponível para todos. Assim, mesmo com um produto 4K, o usuário pode não se beneficiar dessa tecnologia.

Outra desvantagem da resolução 4K é que geralmente ela só está disponível em TVs de 50 polegadas ou mais, o que eleva o preço do produto. Isso acontece porque essa qualidade de imagem performa melhor em equipamentos maiores.

Nesse sentido, vale a pena lembrar que smartphones com resolução 4K podem não apresentar grande diferença na qualidade de imagem quando comparados aos com tela Full HD. Mesmo assim, geralmente esses produtos são mais caros.

De fato, a resolução 4K pode melhorar muito a experiência do usuário em telas grandes. A alta definição que ela proporciona torna o conteúdo muito mais real, algo que pode ser interessante para quem passa muitas horas em frente a tela, como para os gamers.

Está procurando por uma Smart TV 4K? Então, confira as principais marcas e modelos do mercado.