O sistema Tizen tata-se do sistema operacional exclusivo das Smart TVs Samsung e de alguns outros aparelhos inteligentes.

É um sistema avançado que torna as televisões um sistema multimídia completo, podendo ser utilizado em conjunto com todo um ecossistema inteligente, as SmartThings.

O Tizen representa inovação para o usuário e solidez para a marca.

Como funciona o Sistema Operacional Tizen?

Sendo exclusivo da marca sul-coreana, ele é utilizado em seus tablets, celulares e Smart TVs.

A ideia principal da Samsung é a conectividade, ou seja, utilizar um sistema unificado para que os aparelhos trabalhem em conjunto, com compartilhamento de informações, eliminando as dificuldades e tornando as Smart TVs Samsung ainda mais práticas.

O que as Smart TVs Samsung com sistema Tizen proporcionam?

Sistema Tizen

Controle único e integrado

O controle remoto das Smart TVs é bem minimalista e funcional. Assim sendo, com poucos botões ele consegue acessar aplicativos, possui comando por voz integrado e é bastante ágil no acesso que proporciona aos usuários.

Além disso, a integração que ele oferece torna tudo mais fluído, podendo controlar os aparelhos conectados à TV, como: Home Theaters, Soundbar, Blu-ray e até mesmo o receptor da TV por assinatura.

Já dá pra ver então que é muita praticidade oferecida pelos televisores com Tizen.

Acesso a mais de 400 aplicativos

Além da conectividade, a TV precisa contar com uma boa gama de aplicativos, e nisso a empresa caprichou.

Os aplicativos ficam disponíveis no Smart Hub, o “menu principal” da televisão, e é possível utilizar o YouTube, Globo Play, redes sociais, aplicativos de streaming de séries e filmes como o Amazon Prime, Netflix, além de acessar a internet através de um browser.

Os programas podem ser adaptados ao sistema operacional pelos desenvolvedores, já que a Linux Foundation criou um código aberto para a plataforma.

Ideal para gamers

Algumas Smart TVs Samsung possuem o Modo Game, como as TVs 4K Crystal UHD. Nesse modo, a televisão melhora o desempenho, diminuindo o tempo de resposta e otimizando as cenas escuras.

Além disso, o Sistema Tizen também oferta o GameFly, um diferencial para os televisores da marca. Trata-se de uma espécie de serviço de streaming de games, onde o usuário pode escolher entre mais de cinquenta jogos por apenas R$21,90 mensais, ou seja, uma boa plataforma para quem gosta de games e não possui uma maneira melhor de jogar como um computador ou console.

Samsung Smart View

Mais um ponto forte em conectividade, o sistema operacional Tizen oferece o programa Smart View, no qual é possível se conectar com outros aparelhos.

Está disponível para Android, Windows e até mesmo iOS, sendo possível transmitir de celulares, tablets e computadores conteúdos que não estejam na televisão.

Além disso, também é possível controlar a TV pelo celular utilizando o programa.

Smart Things

Aqui temos uma das funcionalidades mais futurísticas oferecidas pelo Tizen: o controle remoto também pode controlar outros produtos inteligentes da Samsung, como geladeira, lâmpadas inteligentes, máquinas de lavar, etc.

É tudo integrado pelo Sistema Operacional, podendo ser controlado também pelo smartphone e por comandos de voz, criando uma verdadeira plataforma de produtos inteligentes totalmente conectados, como o próprio nome sugere.

Outras funções interessantes

O sistema operacional ainda oferece outras possibilidades bem interessantes. Em versões mais caras, existe a possibilidade de gravar programas de TV.

Além disso, os aparelhos possuem memória integrada que possibilita continuar assistindo qualquer conteúdo do lugar que você parou. Mesmo em aplicativos como YouTube e Prime Video, a reprodução retornará do momento que foi pausada, mesmo que você desligue a TV.

Outra funcionalidade interessante é o espelhamento de telas, que permite fazer múltiplas atividades ao mesmo tempo, como jogar e acessar as redes sociais, algo bem prático e moderno.

Além de tudo isso, o Sistema Tizen também agrada em segurança, possuindo um sistema de proteção a ataques hackers, protegendo as informações dos usuários, uma das grandes vantagens desse sistema.

O sistema Tizen é o mais utilizado na América do Sul e Europa

Sistema Tizen

O mercado está cada vez mais competitivo, no entanto, o Sistema Tizen da Samsung ganha cada vez mais espaço pelo mundo.

Mesmo com fortes concorrentes, como a LG com seu WebOS, o Chromecast e o Android TV, além do Amazon Fire TV, o sistema operacional da Samsung ainda é o mais utilizado na América do Sul e na Europa.

No mundo, no entanto, quem domina o mercado das Smart TVs ainda é o sistema Roku, e o Tizen está em terceiro lugar, uma boa posição, e quem ocupa o segundo posto nesse pódio é o Amazon Fire TV.

E não é à toa que a Samsung conquistou essa posição no mundo. Com qualidade acima da média e um sistema operacional sólido, ela oferece bastante qualidade em seus dispositivos, além de um ótimo custo-benefício, o que será comentado em seguida.

Ótimo custo-benefício

Os produtos Samsung, fortalecidos pelo sistema operacional Tizen, sempre figuram nas listas e reviews, estando sempre em boas colocações no que concerne ao custo-benefício.

Nesta lista das melhores TVs 4K do mercado estão presentes dois modelos da Samsung: o TU8000, com processador Crystal UHD, um forte produto, e o RU7100, que tem uma ótima qualidade e um preço melhor ainda.

Além disso, os dispositivos de entrada da marca sempre satisfazem os consumidores. Nesta lista, das melhores Smart TVs de 32 polegadas, é possível conferir alguns modelos, entre eles, a Samsung T4300, uma excelente opção de entrada.

Por último, se você tem interesse em saber mais sobre a Samsung e outras marcas de televisão, confira neste review as melhores do segmento.

Considerações finais sobre o sistema Tizen

Bom, é possível perceber que a empresa investiu pesado em seus sistemas e produtos. O advento e evolução da internet possibilitou criações de tecnologias altamente integradas como o Tizen. Cada vez mais a Samsung possibilita novas experiências e recursos aos usuários de seus produtos, e isso é algo a se elogiar.

Por isso, agora que você entende do que se trata o Tizen e a toda a gama de modelos que ele engloba, por que não ir a uma das lojas Samsung no Brasil e adquirir um ou vários produtos smart e teste por si próprio todas as funcionalidades e possibilidades oferecidas pelos sistemas integrados e pelo SO Tizen?