A sua TV não aparece imagem, só som? Então, provavelmente, o aparelho permanece mostrando uma tela preta, não é mesmo?
Caso esteja enfrentando esse problema, saiba que há algumas maneiras de verificar as possíveis falhas para tentar resolvê-las.
Erros de configuração e mau contato em entradas e cabos são alguns exemplos de causas comuns para esse tipo de situação.
Todavia, o problema pode ser um pouco mais grave, incluindo defeitos do sistema de LED, dentre outros.
Seja qual for o motivo, a seguir vamos te mostrar as 5 principais causas e como resolvê-las, vem comigo!
Uma situação muito comum quando a TV liga, mas não aparece a imagem, é o mau contato dos cabos, isso acontece principalmente no Brasil devido às variações nas redes elétricas e nas conexões.
Para solucionar esse problema, siga estas etapas:
O primeiro passo é verificar todas as conexões da sua TV, certifique-se de que os cabos estão corretamente conectados na tomada e também na antena, se for o caso.
Além disso, verifique os outros cabos que estão ligados ao aparelho. Mexa-os levemente e observe se a imagem aparece, se isso acontecer, é um sinal de mau contato.
Caso suspeite que o problema está nas tomadas, experimente ligar outro aparelho nessa mesma tomada da TV, a fim de descartar essa possibilidade.
Se, mesmo após realizar essas etapas, o problema persistir e a imagem continuar não aparecendo na sua TV, continue para a próxima solução.
Agora uma outra possível causa, e até mais comum de acontecer quando você liga a TV e não aparece nenhuma imagem, é o modo economia de energia ativado.
Alguns modelos já vêm de fábrica com essas opções ativadas, o que pode afetar o funcionamento da tela.
Para verificar se este é o problema, siga estas etapas:
Apesar de parecer algo óbvio em um primeiro momento, muitas vezes esse problema passa despercebido pela maioria das pessoas.
Com o passar do tempo, as saídas e as entradas da TV começam a apresentar alguns defeitos. Isso decorre do acúmulo de sujeira ou de pedaços de cabo que ficam presos.
Levando em consideração que a maioria das TVs possuem mais de uma entrada e saída de vídeo, é altamente recomendável testar os mesmos cabos em outras entradas.
Desse modo, você poderá se assegurar de que o mau funcionamento esteja ou não nas portas HDMI de seu dispositivo.
Já a situação mais preocupante, é se algum LED da sua televisão está queimado.
A maioria das Smarts TVs utilizam painel de LED, uma tela que é formada por várias luzes pequeninas interligadas.
Se uma delas apresentar defeitos, já é o suficiente para que as demais apresentem erros de reprodução.
Então, se a sua TV não aparece na imagem, só som, o problema pode estar aqui. Nesse caso a melhor solução é levar sua televisão para assistência técnica.
Mas, muita calma nessa hora!
Antes de decidir entre levar ou não, existem outros possíveis motivos que podem estar afetando a imagem da sua televisão, e esses são mais simples de resolver, acompanhe!
A queima de LEDs em uma TV pode ser resultado da exposição prolongada ao sol ou do superaquecimento.
Outra possível causa é o uso inadequado de produtos químicos, como detergente, na limpeza da tela. Além disso, impactos físicos, como pancadas, também podem contribuir para esse defeito.
Para diagnosticar se o LED da sua televisão realmente está queimado, siga estes passos:
Se a sua TV está com LED queimado, o conserto pode valer a pena, os custos de uma assistência costumam variar entre 35% e 50% do valor de uma TV nova, o que torna o reparo uma escolha economicamente viável.
Mas, se a sua TV for um modelo ultrapassado, pode ser uma oportunidade de considerar a compra de uma nova Smart TV mais moderna, confira os modelos mais atuais.
Por fim, caso nenhuma das soluções mencionadas acima tenha solucionado o problema de imagem da sua televisão, o mais recomendado é procurar uma assistência técnica, de preferência, uma autorizada da marca.
Já se você estiver considerando a ideia de comprar uma nova Smart TV, essas são as melhores opções do mercado que nós recomendamos:
Algumas marcas são muito boas e tem o custo da TV mais baixo também, como é o caso da TCL, antiga Semp Toshiba.
Mas se você não quiser perder tempo procurando muito, acesse nosso guia das melhores TVs até R$3000 disponíveis no mercado atualmente. É só clicar aqui.
Assim como vimos, se sua TV tem som, mas não exibe imagem, você pode seguir estes passo para resolver:
Mudanças na cor, imagem “rolando” e manchas na tela podem ser interpretados como indícios de que a sua TV está perto de pifar de vez.
Isso é válido tanto para os aparelhos mais modernos, quanto para as TVs de LCD.
Não obstante, isso nem sempre significa a proximidade do fim. Mas, mesmo assim, vale a pena ficar alerta para evitar decepções com os preços atuais.
Isto porque, quanto mais oscilações existirem na rede elétrica que alimentam a sua TV, maior será a probabilidade de aparecerem problemas.
Por essa razão, os especialistas recomendam o desligamento (na tomada) durante os períodos de chuvas.
E, assim como você sabe, todos os dispositivos têm sua vida útil. No caso das TVs, esse tempo costuma variar entre 5 e 10 anos de utilização ininterrupta.
Dentre os sinais mais frequentes, destacam-se:
As bolinhas brancas são quase imperceptíveis e bem pequenas (como se fossem pequenos caracteres no canto de uma página), decorrentes, na maioria dos casos, de problemas mecânicos.
Quando isso ocorre, existe um erro na iluminação utilizada na parte posterior do monitor da televisão e que ajuda a formar as imagens (chamada de “backlight”) ou na parte oposta (a “frontlight”).
Não tenha dúvida: as falhas na qualidade de imagem têm, necessariamente, relação com a conexão via internet.
Sempre que as imagens ficam desfocadas e/ou sombreadas, a TV está com um problema relativo à sua placa de LED. As telas, com o tempo, ficam cada vez mais fracas, até queimarem.
Se a sua TV desligar repentinamente, isso pode ser um sinal de problemas mais graves, especialmente se ocorre com muita frequência.
Em certos casos, o som ainda é emitido, porém, a imagem some.
De modo geral, os resultados do defeito têm a ver com falhas da rede elétrica, afetando a fonte que serve de alimentação interna do aparelho.
Se a tela da sua TV estiver escura, pode ser um sinal de um defeito no aparelho, para se certificar que está tudo certo, certifique-se de que todos os cabos estejam conectados corretamente e verifique as configurações de brilho e contraste.
Uma TV LED tem vida útil média de 40.000 a 100.000 horas de uso, mas isso depende do cuidado e da frequência do uso. Vale lembrar que a exposição solar ou altas temperaturas podem diminuir sua durabilidade.
Founder do Blog ReviewTV, entusiasta da tecnologia e do mundo tech geral. Com mais de 4 anos de conhecimento acumulado na área, fez do ReviewTV uma plataforma de transbordo de conhecimento.
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar aqui, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.