q O que é Hz na TV? Descubra no que influencia! – ReviewTV

O que é Hz na TV? Descubra no que influencia!

Na hora de comprar uma TV nova, é muito comum encontrar diversos nomes que ainda não temos conhecimento, muitos deles também surgem conforme a tecnologia avança.

A frequência da TV, representada em Hz é um dos valores presentes em todas as fichas técnicas e é muito importante de ser verificada.

Descubra agora como ela influencia na qualidade da imagem!

Sumário (Navegue aqui)

O que é Hz na TV?

A frequência Hertz (Hz) da taxa de atualização indica a quantidade máxima de quadros que um televisor pode exibir em um único segundo.

Se a televisão tem uma frequência de 120Hz, então ela tem capacidade de reproduzir 120 quadros em um único segundo. A mesma coisa para 30Hz e 60Hz.

No Brasil, a grande maior parte das TVs modernas têm 60Hz como valor padrão, com exceção de modelos gamers ou dedicados que podem chegar a 120Hz e ir além.

Quanto maior o valor dos Hertz, mais a TV consegue suavizar a transição entre as cenas apresentadas.

Quantos Hz tem uma TV boa?

Em uma TV boa você pode encontrar 120Hz de taxa de atualização. Esse número seria o ideal para um modelo, principalmente para gamers, e é muito superior ao 60Hz quando falamos de maior suavidade na transição de imagem.

Alguns modelos podem ter 240Hz ou mais, mas a diferença de fluidez é praticamente imperceptível, o que descarta  a necessidade de um investimento maior no modelo.

O que é melhor 60Hz ou 120Hz?

Para a grande maior parte das pessoas, uma TV ou monitor com 60Hz já é suficiente para assistir a diversos conteúdos sem perda de qualidade.

Porém, caso você queira desfrutar da máxima suavidade na transição de cenas, a escolha de 120Hz é muito superior.

Você não terá exatamente o dobro de fluidez, pois o cérebro não processa tudo de forma tão literal, mas a mudança de qualidade certamente será percebida.

TV com baixa frequência é ruim?

As TVs com baixa frequência produzem um efeito chamado de “motion blur”, ou movimento borrado.

Ele é muito comum de aparecer em cenas de ação muito rápidas ou até mesmo em jogos onde a sequência da animação também é realizada de forma veloz.

Importante mencionar que a tela não vai travar, mas você certamente perderá grande parte dos detalhes das imagens.

Conclusão

Para finalizar, apesar de ser um valor que passa mais batido, é importante entender a importância das taxas de atualização nas TVs antes de comprar uma TV nova.

A maioria dos usuários ficará satisfeito com uma TV de 60Hz, mas caso você busque por uma experiência única, modelos com 120Hz realmente farão uma diferença muito maior, apesar de terem preço mais elevado.

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

Founder do Blog ReviewTV, entusiasta da tecnologia e do mundo tech geral. Com mais de 4 anos de conhecimento acumulado na área, fez do ReviewTV uma plataforma de transbordo de conhecimento.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar aqui, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.