q QLED ou OLED: Entenda as diferenças e descubra qual é a melhor! – ReviewTV

QLED ou OLED: Entenda as diferenças e descubra qual é a melhor!

Hoje em dia, quando pensamos em comprar uma Smart TV, existem várias coisas que precisamos levar em consideração, uma das mais importante é o tipo de tela.

Nesse momento, é muito comum surgir a dúvida entre QLED ou OLED: Afinal, qual é a melhor?

Ambas as tecnologias são dominantes no mercado, especialmente quando o assunto é a melhor qualidade de imagem.

Mas, elas possuem algumas diferenças pontuais:

  • Enquanto a OLED é aclamada por suas cores vibrantes e pretos mais profundos, a QLED se destaca por seu brilho intenso.

Contudo, como toda escolha que envolve tecnologia, elas também possuem suas desvantagens e são melhores em determinadas situações.

É exatamente isso que você vai conferir a seguir, vem comigo!

Sumário (Navegue aqui)

O que é melhor: OLED ou QLED?

Se você estava em dúvidas sobre qual a melhor tipo de tela, nessa altura do campeonato você já está buscando por qual optar.

É muito simples:

Se você procura uma Smart TV com uma boa qualidade, preço acessível e que tenha uma durabilidade maior, as TV QLED podem ser a escolha ideal.

Por outro lado, se você procura uma experiência audiovisual verdadeiramente única, com contraste excelente e ângulos de visão maiores, as TV OLED são a escolha perfeita!

Assim ficou bem mais fácil, né?

Essas são as principais QLEDs e OLEDs do mercado atualmente:

Modelos QLED

Smart TV TCL QLED
Smart TV TCL QLED 50" 4K
Melhor custo benefício
TV Samsung QLED
TV Samsung QLED 55" 4K
Modelo Q60C Excelente
TV Samsung QLED
TV Samsung QLED 55" 4K
Melhor QLED do mercado

Modelos OLED

Smart TV LG OLED
Smart TV LG OLED 65" 4K
Melhor custo-benefício
Smart TV LG OLED
Smart TV LG OLED 42" 4K
Tamanho menor, preço acessível
TV Samsung OLED
TV Samsung OLED 55" 4K
OLED com bom preço

Dica de Ouro: Se você quer optar por uma TV QLED de alta qualidade, procure por modelos com tecnologias de dimming, como o mini LED.

Esse recurso ajuda a superar uma das principais limitações da tecnologia QLED e se aproxima da qualidade de imagem oferecida pelas TVs OLED.

E o melhor de tudo: Uma TV Mini Led não custa o olho da cara!

Brincadeiras à parte, essa é uma opção que reúne o melhor dos dois mundos e entrega um excelente custo benefício.

Se você gostou dessa ideia, essa é a melhor TV QLED com mini leds do mercado:

Smart TV TCL 65
Smart TV TCL 65" 4K
Melhor TV com Mini Leds

QLED vs OLED

Indo direto ao ponto, QLED é a sigla para “Quantum Dot LED”. 

O destaque para essa tecnologia são os pontos quânticos, pequenas partículas que prometem imagens mais vivas, realistas e bem mais iluminadas.

Como resultado, as TVs QLED podem alcançar um nível de brilho de até dois mil nits, oferecendo cores extremamente precisas.

Em relação às desvantagens, os tons mais escuros podem não ser tão profundos quando comparados às telas OLED.

Já as telas OLED operam de forma verdadeiramente única!

A magia aqui é que cada pixel é um diodo orgânico que emite sua própria luz quando recebe um impulso elétrico.

Isso elimina a necessidade de uma iluminação traseira, permitindo que as TVs fiquem bem mais finas e leves.

Mas, a sua vantagem principal é o fato das telas OLED entregarem cores mais puras e um brilho intestino, com um dos melhores níveis de contrastes, especialmente em ambientes escuros.

Em resumo, as telas OLED possuem uma qualidade de imagem superior. Mas, por outro lado, elas têm uma vida útil menor, especialmente por estarem sujeitas ao efeito burn-in.

E como já era de se esperar, as TVs OLED necessitam de um investimento maior.

Vantagens do QLED sobre o OLED

Devido à facilidade de fabricação, os painéis QLED são mais comuns no mercado, e muitas das vezes, possuem um preço mais acessível.

A Samsung, por exemplo, possui excelentes opções na linha intermediária com painel QLED e preço acessível, proporcionando um excelente custo benefício.

Mas, vamos para as vantagens:

  • Brilho mais alto: As TVs QLEDs têm a capacidade de alcançar níveis de brilho bem mais altos, o que as tornam uma excelente escolha para ambientes iluminados.
  • Durabilidade: Embora alguns painéis OLED sejam mais brilhantes, deixar a TV com o brilho máximo pode acelerar o desgaste dos diodos, comprometendo a sua durabilidade. Ou seja, não é uma boa opção.
  • Menor Risco de Burn-in: Os painéis QLED tem uma resistência bem maior à retenção de imagem, o que permite mais versatilidade no uso e evita os casos de burn-in.

Vale ressaltar que, com o passar do tempo, as TVs OLED vão perdendo o seu brilho, ou seja, sua qualidade vai caindo gradativamente.

É claro que isso leva meses e meses para acontecer, mas ainda assim, é uma queda bem desagradável.

TV Samsung QLED
TV Samsung QLED 55" 4K
Modelo Q60C Excelente
TV Samsung QLED 55
TV Samsung QLED 55" 4K
Melhor QLED do mercado

Vantagens do OLED sobre o QLED

Assim como vimos, a principal vantagem da tecnologia OLED é o fato de cada pixel atuar como uma lâmpada autônoma, ajustando individualmente o seu brilho e cor de acordo com a cena.

Ou seja, imagine vários pixels trabalhando em conjunto para proporcionar a melhor qualidade possível, ajustando as cores de forma automática e de acordo com a cena.

É uma maravilha, né?

Agora pense em 8 milhões desses pixels trabalhando em conjunto, é exatamente essa qualidade que você encontra em uma TV 4k com tela OLED, é simplesmente surpreendente!

Agora, vamos as suas principais vantagens:

  • Contraste e tons de preto: Graças à capacidade dos pixels de se desligarem completamente, as OLEDs entregam pretos mais profundos e puros. Isso significa um contraste impressionante e uma riqueza de detalhes que conquista até mesmo os olhares mais exigentes.
  • Qualidade garantida: Ao considerar TVs OLED, a uniformidade da qualidade é uma grande vantagem. É raro encontrar um modelo OLED que não ofereça uma excelente qualidade de imagem, independentemente da marca.
  • Tecnologia avançada: A tela OLED é uma tecnologia encontrada em TVs premium, ou seja, esses modelos geralmente vêm com recursos tecnológicos avançados, como taxa de atualização maiores, HDR10+ entre outras vantagens. Enquanto as TV QLED podem carecer desses recursos.
  • Ângulos de visão: O OLED se destaca ao oferecer ângulos de visão bem maiores! Mesmo se você estiver sentado lateralmente em relação à tela, ainda poderá desfrutar de uma imagem clara e vívida, sem as típicas distorções ou perdas de cor encontradas nas TVs comuns.

Embora as TVs QLED sejam uma escolha recomendada para áreas bem iluminadas, o destaque para a maioria das salas de estar com certeza fica com as TVs OLED, justamente por oferecerem uma experiência visual incomparável e ângulos maiores.

Se você estiver pensando em comprar uma TV acima de 50 polegadas, essa diferença é ainda mais notável!

Veja só alguns os principais modelos de TV OLED da atualidade:

Smart TV LG OLED
Smart TV LG OLED 65" 4K
Melhor custo-benefício
Smart TV LG OLED
Smart TV LG OLED 42" 4K
Tamanho menor, preço acessível

O Futuro das TVs: Para onde a QLED e OLED estão se dirigindo?

À medida que avançamos no mundo da tecnologia, ambas as telas QLED e OLED estão se adaptando e evoluindo cada vez mais para oferecer uma experiência de visualização ainda mais completa!

Veja como andam essas evoluções:

  • Inovações no QLED: A tecnologia QLED tem focado na implementação de camadas de pontos quânticos cada vez mais eficientes, com a promessa de entregar imagens mais vivas e uma gama de cores ainda maior. Além do mini LED, já mencionado anteriormente, há rumores de desenvolvimentos em nano LEDs, que prometem uma precisão de dimming ainda mais refinada, proporcionando melhor contraste e fidelidade de cores.
  • Evolução do OLED: Por outro lado, a tecnologia OLED também não fica para trás. Os fabricantes estão focados em solucionar a questão do efeito burn-in, e em aumentar a vida útil dos diodos orgânicos. Além disso, a flexibilidade do OLED abriu caminho para novas formas de dispositivos, como TVs enroláveis e transparentes, que podem se transformar em peças de arte ou peças de mobiliário quando não estão em uso.

Enquanto a disputa entre QLED e OLED continua, uma coisa é certa: nós é que nos beneficiamos com todo esse avanço tecnológico!

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

Founder do Blog ReviewTV, entusiasta da tecnologia e do mundo tech geral. Com mais de 4 anos de conhecimento acumulado na área, fez do ReviewTV uma plataforma de transbordo de conhecimento.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar aqui, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.