Sistema Roku ou Android TV: Qual o melhor?

Se você está pensando em comprar uma nova Smart TV, já deve ter reparado na imensidão de sistemas operacionais que existem no mercado.

Entre eles, o Android TV e o Roku TV chamam atenção por estarem presentes na maioria dos modelos, especialmente nas TVs de tamanho menor.

Mas afinal, qual deles é melhor?

Explicando de forma resumida, os dois são excelentes e atuam com propostas diferentes:

Enquanto o Roku TV prioriza uma interface intuitiva, simples e de fácil acesso, o sistema Android TV é um pouco mais complexo para alguns usuários, devido à integração com o ecossistema Android.

Na prática, existem pessoas que gostam do sistema Android TV, tanto pela interface “mais completa” quanto pelos recursos adicionais.

Assim como, muitas pessoas adoram o Roku TV pela sua simplicidade e fácil acesso, especialmente para quem costuma utilizar poucos aplicativos na TV e não tem muita facilidade com a tecnologia.

A seguir você vai conhecer ainda mais as suas diferenças e qual é a melhor escolha no final das contas, vem comigo!

Sumário (Navegue aqui)

TV com sistema Roku ou Android TV?

Ambos os sistemas são excelentes!

Se você procura um resumo rápido entre as duas tecnologias, pode se basear em:

  • O sistema da Android TV é melhor para quem gosta está acostumado com o ecossistema Android, com o Google Assistente, e uma interface com mais recursos.
  • Já o Roku TV é a melhor opção para quem procura uma navegação simples e intuitiva, sem nenhum travamento sequer. Essas são as suas melhores qualidades.

Assim fica bem mais fácil de escolher, né?

Roku TV e Android TV: Diferenças na Prática

Para deixar essa diferença ainda mais clara, vamos explicar os principais vantagens que cada sistema oferece de uma forma bem dinâmica, veja só:

1. Agilidade do sistema

O primeiro aspecto que você deve levar em consideração é se o sistema operacional vai te proporcionar uma navegação rápida e fluida ou não.

E para entender como isso funciona é muito simples:

  • Se você está de olho em uma Smart TV de entrada, entre 32 a 43 polegadas, deve ter em mente que as suas características, especialmente o processador, são inferiores (mais lentos), e por isso, um sistema como o Roku TV é melhor por ser mais leve.
  • Já se a TV é mais avançada, como um modelo de 50 polegadas ou mais, provavelmente ele apresentará um processador bem mais potente, assim você pode ter a tranquilidade de que qualquer sistema vai te atender bem.

Ou seja, se você está de olho em Smart TVs mais simples, optar pelo sistema Roku pode ser uma escolha bem interessante, especialmente a longo prazo.

2. Interface

Já no quesito de interface ou área principal, entra mais a questão de gosto pessoal.

Por aqui os dois sistemas atuam com propostas bem diferentes e oferece layouts completamente opostos:

  • Android TV: No sistema Android você encontra muito mais opções na tela, o que para alguns é uma vantagem (para se organizar melhor), já para outros pode ser um caos (até encontrar o que estava procurando).
  • Roku TV: Enquanto isso, no Roku TV você encontra tudo resumido e de fácil acesso já nas telas iniciais, ou seja, um grande alívio pra quem não tem muita familiaridade com a tecnologia.

3. Aplicativos disponíveis

Outra grande diferença entre os dois sistemas operacionais está em como você tem acesso aos aplicativos e quais apps você pretende instalar.

Por exemplo, o sistema Android TV é uma extensão do ecossistema Android, o que significa que você obtém uma experiência mais coesa se você já utiliza outros dispositivos com o mesmo sistema, como smartphones ou tablets.

Ele oferece integração direta com a Google Play Store e permite usar aplicativos Android na sua TV, ou seja, você tem praticamente todos os apps disponíveis para baixar, incluindo Netflix, Amazon Prime, Globo Play, Disney+ e muito mais!

Já no Roku TV, o sistema oferece sua própria loja de aplicativos, o Channel Store, com uma ampla variedade de aplicativos e canais disponíveis.

Ele se destaca por ser a plataforma N°1 de Streaming nos EUA, com mais de 100.000 episódios de séries e filmes disponíveis somados a todos os seus aplicativos compatíveis.

Mas se a sua dúvida por aqui era em relação aos principais aplicativos da atualidade, como YouTube e Netflix, você pode ficar tranquilo que ambas as plataformas possuem os principais apps.

» Veja também: TV TCL ou Philips? Veja qual a melhor!

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

Douglas Melo, founder do Blog ReviewTV, entusiasta da tecnologia e do mundo tech geral. Com mais de 4 anos de conhecimento acumulado na área, fez do ReviewTV uma plataforma de transbordo de conhecimento.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar aqui, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.