q O que é NanoCell? Entenda a tecnologia moderna das TVs LG – ReviewTV

O que é NanoCell? Entenda a tecnologia moderna das TVs LG

No mundo em constante evolução da tecnologia, as Smarts TVs continuam surpreendo ao oferecer imagens cada vez melhores e mais nítidas.

Entre essas evoluções, a tecnologia Nanocell se destaca como uma inovação verdadeiramente renomada da marca LG.

Mas afinal, o que é Nanocell?

De forma resumida, a tecnologia Nanocell combina nanopartículas uniformes que atuam como um filtro de cores nas telas LCD, proporcionando cores mais vívidas e precisas.

Em outras palavras, é uma das melhores qualidades de imagem da atualidade, você encontra essa tecnologia presentes nas TVs 4k e 8k da marca.

A seguir, você vai conhecer todas as vantagens e desvantagens dessa tecnologia e se realmente vale a pena o investimento.

Vem comigo!

Sumário (Navegue aqui)

Como funciona a tecnologia Nanocell

As telas Nanocell da LG possuem uma camada de nanopartículas que desempenham um papel crucial ao atuar como um filtro de cores altamente seletivo, absorvendo comprimentos de onda específicos associados a tons opacos.

Essa camada fica localizada estrategicamente acima dos cristais líquidos em um painel LCD, e tem a responsabilidade de regular a quantidade de luz transmitida ou bloqueada pelo backlight.

Aqui, a tecnologia Nanocell se diferencia ao garantir que apenas as formas mais puras das cores RGB (vermelho, verde e azul) sejam exibidas na tela, resultando em imagens mais realistas, com uma autenticidade surpreendente!

Além de cores vibrantes, a tecnologia Nanocell da LG também resolve problemas comuns encontrados em outros tipos telas, como:

  • Ela reduz a degradação da cor e minimiza o desbotamento da luz, evitando instabilidades na imagem. 
  • Em ambientes onde a iluminação é variável, ela mantém a qualidade da imagem através de uma redução eficaz do brilho da tela.

Ou seja, ela simplesmente é incrível!

Partículas com apenas 1 nanômetro de tamanho

Para quem procura uma explicação técnica mais detalhada, a tecnologia NanoCell emprega partículas com dimensões incrivelmente minúsculas, medindo apenas 1 nanômetro — medida equivalente a 1 metro dividido por 1 bilhão.

Elas atuam de forma habilmente organizada para compor os pixels que são uniformemente distribuídos ao longo do display da TV, resultando em um ganho notável na qualidade visual.

O ganho na qualidade de imagem é ainda mais perceptível quando você compara a visualização a partir de vários ângulos, onde a Nanocell dá um show a parte!

Qual a vantagem das TVs NanoCell?

A principal vantagem das TVs NanoCell está na qualidade aprimorada da imagem: com cores vibrantes que se aproximam muito da realidade.

Além disso, ela possui maior precisão dos pixels, o que proporciona uma qualidade de imagem de tirar o fôlego mesmo quando vista em ângulos diferentes.

O que é visto como uma enorme vantagem, especialmente se você tem uma sala grande e pretende adquirir uma Smart TV acima de 50 polegadas.

Entre outros benefícios, você também encontra:

  • Melhor tempo de resposta: As TVs NanoCell possuem tempo de resposta mais rápido em comparação com as telas convencionais. Isso resulta em uma redução significativa no desfoque de movimentos, uma grande vantagem para o público gamer.
  • Nível alto de brilho: Elas ainda possuem um nível de brilho superior às TVS com telas LCD convencionais. Isso contribui para imagens mais nítidas e vívidas, mesmo em ambientes bem iluminados.
  • Preço mais acessível: Em alguns casos, as TVs NanoCell da LG possuem um preço mais acessível em relação a modelos concorrentes, como as TVs OLED de mesmo tamanho e resolução.

Desvantagens da tecnologia

Mas, como nem tudo no mundo é perfeito, as TVs nanocell também possuem suas desvantagens, confira a seguir:

  • Contraste Limitado: Embora as TVs NanoCell apresentem um bom nível de contraste em comparação com as telas LCD tradicionais, não é o melhor nível do mercado.
  • Nível de Preto: Apesar das melhorias, as TVs NanoCell podem não atingir o nível de preto tão profundo quanto as TVs OLED. Na prática, em cenas mais escuras pode haver uma pequena quantidade de vazamento de luz.
  • Maior consumo de energia: Embora sejam mais econômicas no preço, esses tipos de painel podem consumir mais energia do que outras TVs convencionais, por exigirem um backlight de LEDs.

Na prática, se você não for um especialista em TVs, dificilmente você irá notar alguma dessas desvantagens que citamos acima.

TV Nanocell é boa?

Sim, se você procura uma TV de alta qualidade por um preço acessível, as TVs Nanocell da LG são uma ótima opção para você!

Graças a tecnologia exclusiva da LG, ela oferece uma qualidade de imagem superior quando comparada às TVs com telas tradicionais.

Na prática, isso se traduz em imagens com cores mais precisas e vibrantes, trazendo aquela emoção a mais especialmente em filmes e séries, onde a imersão estará garantida!

Além disso, essas TVs tendem a ser mais acessíveis em comparação com modelos OLED com tamanho e resolução semelhantes.

Veja só alguns dos melhores modelos da linha:

Smart TV 50
Smart TV 50" 4K LG
Mais barata, com qualidade
Smart TV LG
Smart TV LG 55" 4K
Melhor custo-benefício
Perguntas Frequentes

O que é uma tela NanoCell?

Uma tela NanoCell é uma tecnologia exclusiva da LG utilizada em telas LCD para aprimorar a qualidade de imagem, oferecendo cores mais vibrantes por meio de um filtro de nanopartículas.

Essa tecnologia também vem sendo utilizada na linha LG QNED em conjunto com uma camada de pontos quânticos, com o objetivo de aprimorar ainda mais a reprodução de cores.

Qual é melhor Nanocell ou QNED?

As TVs QNED da LG entregam uma qualidade de imagem superior em relação a tecnologia Nanocell. Isso porque as TVs QNED possuem uma camada adicional de pontos quânticos na tela, o que resulta em cores ainda mais puras e vibrantes.

Qual a diferença da 4K para NanoCell?

A diferença é que 4K se refere à resolução da imagem, enquanto NanoCell é uma tecnologia que melhora a qualidade das cores e a reprodução visual em TVs, podendo ser aplicada tanto em TVs 4K quanto em outras resoluções.

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

Founder do Blog ReviewTV, entusiasta da tecnologia e do mundo tech geral. Com mais de 4 anos de conhecimento acumulado na área, fez do ReviewTV uma plataforma de transbordo de conhecimento.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar aqui, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.