Você já ouviu falar, mas ainda não sabe como instalar TV Box em sua TV antiga para ter acesso à internet, jogos, filmes e séries? Então você chegou ao lugar certo!

A TV Box é um aparelho capaz de transformar sua televisão (incluindo a de tubo) em uma smart TV, basta a instalar e garantir acesso a serviços de streaming, como Netflix e Globoplay, aplicativos do Google Play Store e a diversos canais com a mesma qualidade de uma smart TV.

Pois bem, se o problema é apenas saber como instalar TV Box e ter conexão a diversas opções de entretenimento, é só seguir o nosso passo a passo. Acompanhe!

Afinal, o que é e como funciona uma TV Box?

TV Box

Antes de explicar a como instalar e fazer a configuração vamos explicar o que é TV Box.

Diferente do que algumas pessoas pensavam, a TV Box não é uma televisão, e sim, um aparelho com controle remoto que conecta qualquer TV à internet.

Isso significa que todos os modelos de TV, como o CRT (de tubo) podem se tornar uma smart TV e dar acesso aos mesmos conteúdos do seu smartphone. É uma excelente opção para quem não pode comprar uma TV smart.

Inclusive, o Android é o sistema operacional da Box TV, por isso você vai reconhecer a tela do sistema e os aplicativos.

Além disso, por ter semelhanças com o celular, a TV Box também vai depender de instalar aplicativos e configurações similares às do smartphone.

Como instalar Android TV Box 4k?

Instalar e configurar um aparelho de TV Box é muito fácil. Veja nosso passo a passo a seguir.

Passo 1: conectar a Box TV à sua televisão

Primeiramente, verifique o modelo de sua TV:

  • TVs mais novas (plasma ou LCD) – essas TVs possuem conexão HDMI, cuja entrada garante imagem e som de melhor qualidade, mas elas também permitem entrada via USB;
  • TVs de tubo – as televisões mais antigas dependem de um cabo P2 3RCA (comprado separadamente), o mesmo cabo utilizado para ligar aparelhos de DVD e videocassete. Ele possui 3 pontas coloridas, sendo um deles específico para instalar TV Box.

Independente dos modelos de TV, para instalar ligue a fonte da TV Box 4k na tomada e conecte o cabo HDMI, USB ou P2 3RCA do aparelho na TV.

Veja qual a melhor TV com qualidade 4k 43″ em nossa lista de review!

Passo 2: conectar a  internet

É hora de conectar seu aparelho à internet usando cabo ou Wi-Fi. A configuração é a mesma de quando você conecta seu celular à rede Wi-Fi de sua casa.

Passo 3: faça as configurações iniciais

Usando seu controle remoto, faça as alterações necessárias, a seguir para instalar sua TV Box:

Ajuste o canal

Depois que você ligou o aparelho em sua TV é hora de fazer a configuração. Se você for do tempo do videocassete, deve se lembrar que o aparelho precisava estar no canal AV para a imagem aparecer na tela. O mesmo ocorre na hora de instalar a sua TV Box 4k.

Mas acessar pelo canal AV é somente se a sua TV for de tubo. Caso seja mais nova, a TV precisa ser ajustada onde o aparelho foi conectado: USB ou HDMI.

Altere o idioma

O idioma que vem de fábrica normalmente é o inglês, então é hora de mudar nas configurações iniciais.

Para isso, selecione “languages” e defina suas preferências, no caso, mude para “português (Brasil)”.

Mude a resolução de tela

Quando você liga o aparelho, a resolução da tela que aparece é a de fábrica e nem sempre está de acordo com a resolução que a sua TV suporta.

Por isso, se a sua televisão é antiga, a resolução suportada é de 720 x 576. Mas se ela for nova ou mais recente, a resolução recomendada é de 1920 x 1080.

Configure o display da sua TV de tubo

TV Box é um aparelho muito moderno para as TVs antigas, então é natural que a primeira imagem que apareça seja em preto e branco. Mas isso é fácil de resolver.

Usando o controle remoto de sua TV Box, vá no menu de configuração e siga esse tutorial:

  1. Clique em “Settings” → “Display”;
  2. Escolha a opção de saída “NTSC”;
  3. Salve.

Pronto! A imagem vai aparecer colorida.

Passo 4: configure uma conta do Google

Na hora de instalar, assim que você conectar sua TV Box à internet, é provável que apareça a página do Google para configurar uma conta.

Se você já é usuário, pode usar sua conta para baixar aplicativos da Play Store. Se não, pode abrir uma nova conta do mesmo jeito que faria se fosse no celular ou PC.

Passo 5: baixe aplicativos

Configurações iniciais prontas, conta do Google conectada, e agora, o que falta? Baixar aplicativos de sua preferência, claro!

Da mesma forma que você faz no seu celular, você usa a loja do Google para baixar seus aplicativos preferidos.

Falando nisso…

Como o aparelho vem com o Android, é de supor que alguns apps já venham instalados, então é só fazer o download de outros que sejam especiais para você.

Veja abaixo quais aplicativos vêm pré-instalados, ou seja, sem você precisar se preocupar em os instalar, na maioria das TVs Box:

  • Google Chrome;
  • Netflix;
  • Skype;
  • Youtube.

Dicas para usar e instalar a TV Box

TV Box

  • Baixe o app Aptoide: ele funciona igual ao Play Store, mas com opções que podem ser melhores para o modelo do seu novo aparelho;
  • Utilize um mini teclado sem fio: alguns apps não funcionam com o controle remoto da Box TV, então recomenda-se o uso de um mini teclado sem fio. É bastante útil para acessar sites e vídeos na internet;
  • Instale o IPTV: caso você queira acessar canais da TV aberta e fechada gratuitos, uma boa opção é acessar o melhor serviço IPTV;
  • Acesse o site APKPURE: esse site contém aplicativos confiáveis para instalar em seu aparelho e pode ser uma alternativa caso não encontre na loja do Google.

Já sabe como instalar TV Box e transformar seu aparelho em smart TV?

Viu como você não precisa comprar uma smart TV para ter acesso a bons conteúdos, programas variados, canais de filmes, séries e músicas, como Spotify?

Para instalar uma TV Box é super rápido, e se a sua TV depende de cabo HDMI, melhor ainda, pois a qualidade é superior.

Agora que você sabe como instalar TV Box, que tal descobrir o preço de alguns modelos para compra? Nós fizemos uma seleção com a melhor TV Box do mercado, vem conferir!