q O que é IPTV? Descubra tudo sobre a tecnologia! – ReviewTV

O que é IPTV? Descubra tudo sobre a tecnologia!

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o nome IPTV, mas sabe o que isso realmente significa?

A maioria das pessoas não conhecem a fundo essa tecnologia, mas estamos aqui para desvendar os mistérios por trás dela.

Com a popularização da internet, a forma tradicional de assistir à TV aberta está cada vez mais defasada, principalmente entre os jovens.

É aí que os serviços de IPTV entram em ação! Eles surgiram com a intenção de oferecer mais controle às pessoas ao permitirem que elas escolham o que assistir em qualquer momento do dia.

Se você é daqueles que curte assistir televisão para relaxar e quer saber como usar o IPTV a seu favor, este artigo foi feito sob medida para você. Confira!

Sumário (Navegue aqui)

O que é IPTV?

IPTV, ou Internet Protocol Television, é essencialmente uma evolução no modo de assistir a conteúdos televisivos de maneira on-line.

Imagine uma plataforma, onde você pode desfrutar de uma variedade imensa de canais e conteúdos, tudo isso sem depender de uma antena ou serviço de TV a cabo tradicional.

Essa é a definição perfeita do IPTV!

Uma tecnologia que vem sendo cada vez mais utilizada graças às Smarts TVs, que possibilitam acesso completo a essas plataformas online.

Você também consegue acessar uma plataforma de IPTV em qualquer smartphone ou notebook, desde que ele tenha acesso à internet.

Ou através de um TV Box, um aparelho que transforma a sua TV antiga em uma smart TV com acesso a internet e vários aplicativos, uma maravilha né?

Como funciona o IPTV?

O IPTV opera com base na transmissão de conteúdos televisivos através da internet, utilizando o protocolo de internet (IP) para entregar vídeos e programas em tempo real. 

Ou seja, ele consegue entregar a programação da TV através da internet, sem a necessidade de uma TV a cabo ou antena digital para captar o sinal da rede aberta.

Tipos de IPTV

Agora que você está conhecendo mais sobre a tecnologia, separamos os 3 principais formatos que os serviços de IPTV são oferecidos, veja só:

1. Vídeo on Demand (VOD)

O VOD ou vídeo sob demanda, é o tipo de IPTV mais utilizado no Brasil!

Você provavelmente reconheça essa modalidade pelos nomes Netflix, Amazon Prime, Disney Plus, Google Play e várias outras plataformas de streaming.

Todos eles utilizam o mesmo formato, onde os assinantes conseguem ter o entretenimento garantido em qualquer lugar e a qualquer momento.

Basta acessar a plataforma através de um dispositivo com internet e ter acesso ao catálogo inteiro na palma da sua mão!

Uma maravilha, né?

2. IPTV ao vivo

Agora chegamos na segunda modalidade de IPTV mais famosa do Brasil, o serviço que permite que você assista ao vivo programas da televisão aberta ou TV por assinatura.

Além disso, você também consegue rever os programas, já que eles ficam salvos na plataforma em que você fez a assinatura.

As plataformas mais comuns de IPTV ao vivo são: Samsung TV Plus, Pluto TV e algumas mais específicas, como o SporTV.

3. Mídia com limitação de tempo

Esse tipo de serviço vem sendo mais comum entre as emissoras de TV por assinatura. Isto porque elas conseguem disponibilizar o seu conteúdo em uma plataforma por meio de uma assinatura.

Assim, caso você perca o seu programa favorito ou queira assistir novamente, basta ter a assinatura da plataforma que está tudo gravado!

Esse tipo de IPTV não é tão comum no Brasil, sendo o IPlayer, da BBC, o mais famoso atualmente.

Vantagens do IPTV

O principal benefício do IPTV para o seu dia a dia é, sem dúvidas, a praticidade e o controle que ele pode oferecer nos momentos de lazer para você e sua família.

Ele permite que você tenha o controle sobre a programação que quer assistir em qualquer momento do dia!

Além disso, a adaptabilidade a diferentes dispositivos é outro fator que atrai novos usuários para as plataformas que utilizam o IPTV.

Por exemplo, você consegue acessar os conteúdos em diferentes dispositivos, como celulares, TVs e computadores.

Desvantagens do IPTV

A principal desvantagem do IPTV é encontrar uma plataforma confiável, visto que no Brasil está surgindo cada vez mais plataformas piratas, que transmitem o conteúdo ilegalmente.

Por isso, nós sempre recomendamos redobrar a atenção ao assinar um serviço de IPTV, de preferência para nomes que já estão a muito tempo no mercado, ou de empresas famosas.

Além disso, outra desvantagem dos IPTVs é a necessidade de utilizar internet para assistir os conteúdos, ou seja, você ter uma internet boa e de preferência, sem limite de uso

Qual a relação entre IPTV e pirataria?

O serviço de IPTV não é considerado ilegal no Brasil, entretanto, a transmissão de canais via internet pode causar brechas para a pirataria dos canais, o que acaba sendo um problema relacionado a direitos autorais dos provedores.

Em outras palavras, o que costuma acontecer é que alguns assinantes mal intencionados conseguem distribuir as listas de IPTV na internet em fóruns fechados, o que ocasiona a pirataria online, uma vez não há o consentimento dessas plataformas de streaming.

Outra forma que existe de utilizar esse serviço de forma ilegal, é através dos aparelhos set-top boxes: eles já vem programados com essas lista pirateadas e permitem a visualização dos canais sem a necessidade de uma assinatura, ou seja, é ilegal.

De maneira geral, se você assinar uma plataforma de IPTV confiável não tem nenhum problema. A pirataria acontece somente quando o usuário adquire o serviço de maneira ilegal.

Vale a pena investir em serviços de IPTV?

Como vimos, os serviços de IPTV podem ser de grande utilidade para aqueles que procuram maior controle e praticidade nos momentos de lazer durante o dia a dia.

Assim, se você curte uma boa programação e as vantagens de escolher o que assistir quando quiser, as plataformas de IPTV são uma excelente opção!

Perguntas Frequentes

O que é IPTV é legal?

Sim, o IPTV em si é uma tecnologia legal, pois se refere à transmissão de conteúdos televisivos pela internet. 

No entanto, a legalidade depende da plataforma e dos canais transmitidos, pois existem muitos provedores ilegais que transmitem canais protegidos por direitos autorais sem a devida autorização.

Qual a diferença entre IPTV e TV Box?

O IPTV é um serviço que permite acesso a conteúdos de entretenimento, é como se fosse uma TV online.

Já as TV Box são dispositivos físicos que transformam uma TV convencional em Smart TV, com acesso à internet e a vários aplicativos, inclusive a plataformas de streamings.

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

Founder do Blog ReviewTV, entusiasta da tecnologia e do mundo tech geral. Com mais de 4 anos de conhecimento acumulado na área, fez do ReviewTV uma plataforma de transbordo de conhecimento.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar aqui, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.