q O que é HLG e para ele que serve? Descubra tudo! – ReviewTV

O que é HLG e para ele que serve? Descubra tudo!

Em um mundo onde a tecnologia avança cada vez mais, é comum nos depararmos com termos e inovações que podem parecer um tanto quanto complexos à primeira vista.

Um desses termos é o HLG, que apesar de ser antigo, ainda está presente em muitas Smart TVs no mercado.

Mas afinal, o que significa esse termo?

Em resumo, HLG é uma tecnologia de alto alcance dinâmico (HDR) desenvolvida para otimizar a qualidade de transmissões de TV ao vivo, proporcionando imagens mais ricas em detalhes, com contrastes mais nítidos e cores mais vibrantes.

A seguir você vai descobrir tudo sobre o HLG, suas aplicações e por que ele é tão relevante no cenário atual das televisões.

Vem comigo!

Pra que serve o HLG?

A era moderna da televisão e das mídias exige padrões visuais cada vez mais elevados, e o HLG atende a essa demanda com maestria.

O principal propósito do HLG (Hybrid Log-Gamma) é melhorar a experiência de visualização nas transmissões ao vivo, especialmente em conteúdos que vão desde esportes até concertos e cerimônias de premiação.

Em outras palavras, ele é a melhor tecnologia de aprimoramento de imagens em conteúdos que são transmitidos ao vivo, como lives, streamings, eventos esportivos, entre outros.

» Veja também: Descubra quais são as melhores TVs do mercado atualmente!

Quais as vantagens do HLG?

Aqui estão os principais benefícios que o HLG proporciona:

  • Melhoria na Qualidade de Imagem: O HLG permite a visualização de detalhes mais nítidos, seja a sombra profunda de um jogo de futebol à noite ou o brilho intenso de um concerto ao ar livre durante o dia. Ele equilibra esses extremos para oferecer uma imagem clara e rica.
  • Compatibilidade com Dispositivos Antigos: Uma das principais vantagens do HLG é sua capacidade de ser compatível com TVs mais antigas que não possuem capacidade HDR. Assim, mesmo que seu dispositivo não seja de última geração, a qualidade da imagem será melhorada.
  • Otimização para Transmissões Ao Vivo: Enquanto outras formas de HDR são mais adequadas para conteúdos gravados, o HLG foi projetado especificamente para conteúdos ao vivo.
  • Experiência Imersiva: Para os entusiastas de conteúdo de alta qualidade, o HLG oferece uma experiência visual imersiva, aproximando a experiência televisiva da realidade, tornando as cores mais vibrantes e os contrastes mais profundos.

Apesar das vantagens serem empolgantes, o HLG não atinge a mesma precisão e profundidade encontradas em padrões superiores, como HDR10+ e Dolby Vision.

No entanto, quando comparado ao formato SDR, presente em muitas televisões tradicionais, o HLG definitivamente é um diferencial, oferecendo uma experiência visual muito mais rica e envolvente.

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

Douglas Melo, founder do Blog ReviewTV, entusiasta da tecnologia e do mundo tech geral. Com mais de 4 anos de conhecimento acumulado na área, fez do ReviewTV uma plataforma de transbordo de conhecimento.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar aqui, você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.