Quando se pensa em OLED, já se sabe que estamos falando de uma tecnologia extremamente avançada, que resulta em altíssima qualidade de imagem, além de várias funcionalidades.

O preço de uma televisão OLED já foi proibitivo, mas hoje é possível encontrar modelos por preços melhores, ainda caros, porém já não tanto quanto antes.

O que faz esses modelos de televisão tão diferentes assim? Você sabe o que é a tecnologia OLED?

Quais são as melhores TVs OLED presentes no mercado hoje? Elas valem seu custo-benefício?

Confira nosso review e escolha o modelo ideal.

Quais são As Melhores TVs OLED?

Quando se busca uma televisão OLED no mercado, há diferentes opções de variadas marcas e tamanhos.

Listamos alguns dos melhores modelos, nos baseando nas funcionalidades que o modelo tem, bem como se possui alguma desvantagem.

Vale ressaltar que esses modelos são topos de linha, portanto, a desvantagem está geralmente relacionada a seu preço.

1. LG C9: Melhor Custo-Benefício

tv lg C9PSA
LG C9PSA

Essa é considerada uma das melhores TVs OLED do mercado hoje, justamente por apresentar diversas funcionalidades com um preço ainda pagável por tanta tecnologia.

Esse modelo está disponível nos tamanhos de 55, 65 e 77 polegadas.

A grande vantagem desse modelo está na funcionalidade ThinQ AI, a inteligência artificial da LG, que permite acessar e configurar a televisão usando comandos de voz.

O controle remoto Smart Magic, que permite a execução da função ThinQ Ai já vem incluso com a televisão.

Outro destaque vai para o processador alpha 9, considerados um dos mais rápidos do mercado. Os demais modelos da LG que não tem tecnologia OLED tem processador Quad Core, portanto, foi colocado uma opção mais rápida no modelo OLED da marca.

A taxa de atualização da LG C9 é de 120 Hz, um valor alto.

Além disso, se você é amante de games, essa televisão é excelente, pois possui baixo input lag com a função G-Sync.

O sistema de som da LG C9 é o Dolby Atmos Ultra Surround, que fornece som de cinema em sua casa, com potência de saída de áudio de 40 W.

Finalmente, além do seu design minimalista, o modo Galeria permite a exibição de quadros e obras de artes de grandes artistas, transformando sua LG C9 em uma bela peça na decoração.

A desvantagem fica por conta de o modelo LG C9 não ter o visual livre de cabos, tecnologia presente somente nos modelos QLED da rival Samsung, além de não ter o modo Ambiente, que permite camuflar a televisão de acordo com a decoração, também único da Samsung.

Com preço acima de R$ 5.400,00 para o modelo de 55″, a LG C9 é a televisão OLED com melhor custo-benefício.

Prós
  • Processador rápido
  • Inteligência artificial
  • Potente sistema de som
  • Design minimalista e modo Galeria
  • Melhor custo-benefício.
Contras
  • Não vem com visual livre de cabos e modo Ambiente, únicos dos modelos QLED da Samsung

2. Sony XBR 65A9G: Preço Alto, Mas Som Inigualável

sony xbr a8fQuem procura uma televisão OLED que tem boa durabilidade e som inigualável, vai adorar a Sony XBR 65A9G.

Esse modelo é oferecido no tamanho de 65 polegadas e possui como desvantagem inicial o preço, acima de R$ 15.000,00.

Contudo, a vantagem desse modelo está no som, além do Dolby Atmos, vem com a tecnologia única denominada Acoustic Surface Audio +, que faz com que o som saia diretamente da tela.

Com isso, os atuadores inovadores atrás da TV vibram delicadamente, para criar um som que se move por dentro da imagem e assim, você pode ouvir o diálogo e os efeitos especiais com precisão no lugar certo.

As demais funcionalidades interessantes do modelo interior, como a inteligência artificial, estão presentes na Sony também, sendo um modelo bastante indicado para consoles Playstation.

Prós
  • Sistema de som único
Contras
  • Preço elevado

3. Panasonic TC 55FZ950B: Preço Mais Ameno, Mas Com Menos Funcionalidades

Panasonic FZ950B
Panasonic FZ950B

A TC 55FZ950B da Panasonic é um modelo de Smart TV 4K com excelente qualidade de imagem.

Seu processador Quad Core Pro é mais lento que o modelo top da LG, mas ainda permite acesso e exibição de programas com rapidez, sem travar.

Possui comandos de voz e Bluetooth, mas não vem com modo direcionado à gamers.

Não possui o modo Galeria de exibição de obras de arte.

Outro problema desse modelo é sua disponibilidade, já que não é encontrado em diversas lojas online.

Prós
  • Preço mais ameno
Contras
  • Não vem com modo dedicado à gamers nem modo Ambiente

O Que É Tecnologia OLED?

A tecnologia OLED é o que há de mais moderno em Smart TVs.

Ou seja, a maioria das televisões OLED permitem acesso à internet, por terem Wi-Fi integrado e vem com resolução 4K UHD, com mais de 8 megapixels.

Há alguns poucos modelos que vem com a novíssima resolução 8K, que é quatro vezes maior do que a UHD, mas ainda são poucos modelos disponíveis no mercado com essa tecnologia.

Para entendermos o que vem a ser a tecnologia OLED, é importante saber que essa é uma evolução das telas LED.

As telas OLED, cuja sigla significa Organic Light Emitting Diode, ou seja, Diodos Orgânicos Emissores de Luz, dispensam a camada de backlight uma vez que usam a luz emitida pelos próprios diodos e não os cristais líquidos.

Como isso funciona? As telas de LED comuns possuem uma camada de iluminação por trás da tela, conhecida como backlight. Já no caso das telas OLED, utiliza-se uma camada de semicondutores orgânicos, na qual cada pixel tem sua própria luz.

Isso faz com que as telas OLED tenham um contraste infinito e o chamado preto perfeito, resultando em uma qualidade de imagem superior.

A Desvantagem Do Sistema OLED

Além do preço bem mais elevado que as televisões com telas sem OLED, há duas desvantagens do OLED: o burn-in e o tempo de vida útil dos aparelhos, que ainda é menor que gostaríamos.

O chamado burn-in é a retenção de imagem permanente. Isso pode acontecer quando a mesma imagem estática é exibida por um tempo extremamente prolongado, como por várias semanas.

Isso não significa que uma televisão OLED, do nada, vai parar de transmitir imagem.

O burn-in pode acontecer com o tempo e é a desvantagem desse sistema quando consideramos vida útil do aparelho. Porém, mesmo assim, a vida útil das TVs OLED ainda é bem grande.

Conclusão

Se você procura uma opção entre as melhores TVs OLED, há algumas boas opções no mercado e o melhor custo-benefício vai para a LG C9.

Além dela, os modelos da Panasonic e da Sony podem representar boas opções.

A grande desvantagem está no preço e embora a qualidade de imagem das OLED seja ainda melhor, as televisões QLED da Samsung também apresentam-se como uma boa concorrência.

Portanto, vale a pena pesquisar bem e escolher a melhor alternativa para você – se preciso, pode continuar acompanhando nossos reviws.

tv png

TVS COM DESCONTO!

Lista de TVs mais vendidas da Amazon